‘Eles nos Chamavam de Inimigo’ é uma parte da história que não foi contada

‘Eles nos Chamavam de Inimigo’ é uma parte da história que não foi contada

21 Fevereiro, 2020 0 Por Marcos Marques

Quando é falado sobre a Segunda Guerra Mundial, temos diversas referências em filmes e livros em sua grande maioria escrito por americanos e que visam sempre sua visão do que foi a guerra. É muito difícil a gente ver uma visão não-americana, já que muitos países foram afetados e um foi em destaque foi um grande palco de mortes em massa.

Lançado no Brasil pela Devir, ‘Eles nos Chamavam de Inimigos’ conhecemos a biografia de George Takei que ficou mundialmente conhecido por seu papel de Com. Hikaru Sulu nos filmes de ‘Star Trek’. No livro, ele conta sobre sua infância durante a segunda guerra mundial, quando os Estados Unidos atacou o Japão, os americanos prenderam a maioria dos cidadãos nipo-americanos e os colocaram em campos de concentração, onde eles eram vistos como inimigos e muitos seriam deportados. George e sua família são cidadãos americanos que construíram uma vida nos Estados Unidos. Algo que me deixou muito surpreso foi saber que existiu campos de concentração nos Estados Unidos para cidadãos de ascendência japonesa, inclusive, aqui mesmo no Brasil teve campos de concentração para pessoas consideradas ‘inimigos’ como Alemães, italianos, japoneses e austríacos. No próprio livro é citado como os Estados Unidos escondeu esse acontecimento e apenas em 1988 o presidente americano, Ronald Reagan, fez um pedido de desculpas oficial em relação aos acontecimentos. 

Falando sobre a infância de George Takei, é importante destacar que o seu pai, Takekuma Norman Takei,  foi um grande militante e durante os dias no campo de concentração, ele foi o responsável por lutar pelos direitos dos cidadãos nipo-americanos que eram vistos como inimigos pelos Estados Unidos. 

Reprodução: Devir Brasil

O quadrinho é bem triste e emocionante, ele mostra todas as dificuldades que eles tiveram nesses campos de concentração e toda a luta desses cidadãos para mostrar que eles são americanos e que toda essa situação que a Guerra fez traria cada vez mais racismo e xenofobia além disso, ele faz com que o leitor repense cada vez mais e coloque em pauta as vivências amarelas que ainda é uma discussão que muitas pessoas não tratam como deveriam, e muitas pessoas jorram racismo quando se falam de pessoas amarelas por acharem que eles não sofrem racismo como pessoas negras sofrem. Ele aponta até mesmo situações recentes como no caso de imigração nos Estados Unidos que tomou força devido ao Trump no poder, mostrando que assim como antes, a luta continua cada vez mais firme.
O quadrinho é escrito por George Takei, Justin Eisinger, Steven Scott e desenhado por Harmony Becker. 


‘Eles nos Chamavam de Inimigo’ esta a venda na Amazon.