Guia de Leitura: Jessica Jones  – Heroína por casos, acasos e descasos

Guia de Leitura: Jessica Jones – Heroína por casos, acasos e descasos

20 Fevereiro, 2020 0 Por Talita Lopes

Se você adorou Jessica Jones na Netflix, já sabe que ela não é uma heroína comum e dentro de padrões, sua história de vida é sobre superar seu passado difícil e trabalhar como uma das melhores investigadoras particular de Nova York. A Alias ​​Investigations. Você pode conferir um texto onde falamos de pontos positivos e negativos e sua trajetória na série que teve três temporada pela netflix.

A Marvel passou alguns tempos sombrios na editora, quase entrando em falência e retornando com novos títulos que chamaram muita atenção ao público, como a criação de um selo adulto para seus quadrinhos chamado Marvel MAX. O selo Marvel Max é conhecido por trazer uma abordagem mais violenta, séria e tramas mais pesadas da vida real para alguns dos seus personagens e alguns outros novos como Jessica Jones, ganhando ainda mais popularidade com sua série solo na Netflix. Um dos responsáveis e criador da personagem é o roteirista Brian Michael Bendis, responsável por várias histórias de sucesso na Marvel Comics. Jessica Jones é uma mulher independente, ela realmente não gosta dos seus poderes e trabalhar para ela mesmo, largando o manto de heroína, que já atuou com outros grandes heróis, a faz transitar num mundo de autopiedade, descaso com ela mesma com o abuso de álcool e cigarro, entre outros comportamentos autodestrutivos, como parte do seu cotidiano.

Resultado de imagem para jessica jones alias
Reprodução: Marvel Comics

Seus poderes não são nada em comparação a outros heróis, mas o seu trabalho de detetive particular sempre leva ela de volta ao círculo de amizade antigo, o que é um grande peso em suas costas, trazendo problemas como complexos de inferioridade. Um exemplo é a série “ALIAS” onde Bendis nos faz mergulhar a fundo na mente cheias de medos e paranoias da personagem, sem muitas preocupações. Somente diálogos criativos e inteligentes, entre problemas de relações interpessoais, dificuldades, autoceitação.

Resultado de imagem para jessica jones alias
Reprodução: Marvel Comics

Nesse tópico, destacamos alguns dos pontos negativos e positivos da série e comparação com algumas histórias dos quadrinhos com a série. Também falamos sobre como a série aborda oposto do tipo de heroína ou mulher que costumamos ser apresentados, como um exemplo a ser “seguido”. Um dos maiores pontos fortes da série é a sua personalidade difícil de lidar, suas imperfeições e crises: ela bebe demais, não é nada delicada com as pessoas ao seu redor, e não se importa em seguir o padrão social entre outros. A série também usa um dos icônicos vilões da Marvel: Killgrave. Que faz uma alusão a relações tóxicas, onde mulheres são expostas a perigos, perseguidas e forçadas a fazer coisas contrárias, o que leve a problema maiores.

Resultado de imagem para jessica jones alias
Reprodução: Marvel Comics

Outro ponto importante sobre suas histórias é a diferença entre outras heroínas construídas dentro do próprio universo Marvel, é sobre não ter um padrão de sexualização em seus traços. Nada de peitos, collant apertados e bundas desenhadas. Somente a sua jaqueta e calça jeans e o maior destaque, ela é inteligente e muito esperta. Além do foco totalmente diferente da maioria dos quadrinhos lançados pela editora. Isso nos faz pensar sobre a importância de diálogos focado no lado psicológico, humano e mais frágil dos personagens em quadrinhos também. Um detalhe que não pode ficar esquecido quando se trata de grandes nomes femininos de heroínas, principalmente da editora, que trazem uma carga psicológica densa, mas pouco focados.

Se você tiver interessado na personagem além da série, que foi um dos maiores sucessos da Marvel Netflix, vem acompanhar esse guia com os principais quadrinhos focado nela e sua vida e aproveite a leitura. 


Resultado de imagem para jessica jones comics

Jessica Jones: Alias (2004)

Esse é o quadrinho inspiração para a série e também muito focado na vida da personagem com destaques a maiores diálogos sobre problemas reais e humanos, não espere lutas mirabolantes e explosões como uma revista dos vingadores ou capitão américa, mas de longe é uma das melhores artes do Bendis, que chegou a ser indicado ao prêmio Eisner.
ALIAS do selo Marvel Max tem 28 histórias, dividido em 3 volumes.
ALIAS (#1 a #10, #11 a #21 e #22 a #28).


The Pulse: (2004 a 2006) #1 a #14

A ex super heroína que virou investigadora particular está começando um novo capítulo em sua vida – trabalhando para a nova seção de super-heróis do Daily Bugle, The Pulse! A primeira missão de Jessica: descobrir a identidade do assassino superpoderoso de um ex-repórter Bugle! E como Norman Osborn envolvido? E como a descoberta chocante de Jessica afetará todo o Universo Marvel? Essa e mais histórias você pode ler numa edição de 14 quadrinhos.


Jessica Jones 2016 Vol. 1, 2 e 3 (#1 a #18)

Jessica Jones está de volta à sua revista solo, e muita coisa mudou desde a última vez em que isso aconteceu. A detetive se envolve em um caso complicado, descobriu segredos terríveis, e a tarefa de solucionar esse mistério pode lhe custar sua própria família! Mas. será este sacrifício o suficiente? É possível recuperar o que ela conquistou ao lado de Luke e sua filha?! Essa edição é dividida em três volumes (Afastada, os Segredos de Maria Hill e o Retorno do Homem Púrpura).


Jessica Jones 2018 Blindspot #1 a #3

Sem o homem roxo, seu relacionamento com o marido, Luke Cage, e a filha deles, Danielle, está melhor do que nunca. Mas seu passado sempre vem à tona, e quando uma mulher cujo caso ela atrapalhou, acaba morta no chão do escritório, Jessica passa de investigadora particular a principal suspeita. Ela pode encontrar o verdadeiro assassino e limpar seu nome? Essa é uma série digital da Marvel, escrita por Kelly Thompson.


Jessica Jones 2019 Purple Daughter #1 a #3

Quando sua filha chega em casa com a pele roxa, Jessica Jones é forçada a questionar tudo o que ela achava que sabia sobre seu tempo com o Homem Roxo e seu casamento com Luke Cage. Enquanto Jessica se afunda mais do que nunca na escuridão no centro de sua vida, ela encontrará alívio ou apenas outro pesadelo? Essa é uma série digital da Marvel, escrita por Kelly Thompson.


Histórias para acompanhar junto:

Jovens Vingadores: Sidekicks Vol. 1 (2005) #1 a #6 – Jessica Jones é uma personagem em destaque em sua primeira aventura de super-herói junto a história dos jovens vingadores.

Novos Vingadores: The Trust Vol. 7 (2008) #32 a #37 – Reúne histórias após o evento Guerra Civil, também após o nascimento da filha de Jessica Jones com o herói Luke Cage.

Novos Vingadores 2010 #1 a #34 – Descubra quem são os Novos Vingadores. Esses heróis se reuniram para enfrentar as ameaças sombrias, perigosas e bizarras demais para qualquer outro time de heróis. Bendis é escritor.

Os Defensores (2017) – Os diamantes são eternos e Reis do Crime de Nova York #1 ao #10 – O título dos defensores ficou inativo na Marvel Comics desde o final de 2013, quando foi anunciado que a Marvel traria uma série de programas de TV para a Netflix que deu origem a minissérie chamada Os Defensores.

Resultado de imagem para jessica jones comics
Reprodução: Marvel Comics

Lembrando sempre que não existe padrões de leitura. Jessica Jones, está presente em várias outras edições, e esse guia tem propósito de ajudar a conhecer mais de histórias focadas somente na personagem. Boa leitura.

Na Amazon tem alguns quadrinhos da personagem:

Alias, Alias. Volte Pra Casa – Volume 2, Alias. A Vida Secreta de Jessica Jones – Volume 3, Jessica Jones: Ponto Cego, Jessica Jones – Volume 3, Jessica Jones – Edição 1 – Afastada,Os Defensores – Volume 2