Oscar 2020 e o lento caminho para a mudança

Oscar 2020 e o lento caminho para a mudança

6 Fevereiro, 2020 0 Por Talita Lopes

Após anos de campanha e com mudanças pouco significativas, vemos a premiação mais popular do mundo cinematográfico repetir o mesmo erro outra vez. Quando tivemos as indicações anunciadas, a surpresa ficou por conta das mulheres diretoras das produções como Harriet, The Farewell, Little Women e Hustler não serem cotadas nas categorias de melhor direção, motivos de surpresas até mesmo para os apresentadores dos indicados.

Resultado de imagem para oscar 2020
Reprodução: G1

Em 2019 foi o ano que as mulheres tiveram os maiores destaques no cinema. Filmes aclamados pela crítica e que foram muito bem de bilheteria. Mas o espantoso foi que todos esses filmes parecem não ter tido nenhuma direção a nível de indicação para melhor diretora, já que a lista de indicados inclui apenas homens. Por incrível que pareça, ao longo dos 90 anos da premiação, apenas 5 mulheres conseguiram ser indicadas nessa categoria, o que consegue ser ainda mais bizarro é que somente Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror, conseguiu levar o prêmio. 

A predominância de homens em categorias principais continua grande, mas temos alguns pontos a destacar, como o significativo número de mulheres recebendo indicações em categoria técnicas, somando o total de 65 indicadas. Número recorde em relação aos outros anos. E temos Little Women indicado a melhor filme esse ano, que foi dirigido por Greta Gerwig. Greta é uma das 5 sortudas a receber indicação por de melhor direção por Lady Bird em 2017. Vale lembrar que além do Oscar, o Globo de Ouro e o Bafta, também ignoraram os nomes das mulheres por trás de grandes sucesso.

Resultado de imagem para oscar 2020
Indicadas a melhor atriz coadjuvante

Outro ponto negativo é a falta de diversidade entre os indicados, piadas nas redes sociais como “melhor loira coadjuvante” mostram o descaso com outras atuações que marcaram o ano, como a falta da personagem de Jennifer Lopez, do filme Hustlers e até mesmo Penelope Cruz pelo filme Dor e Glória. Lupita Nyongo (US 2019) era um dos nomes mais fortes para melhor atriz, ela recebeu mais de 20 prêmios ao longo da temporada de premiações em outros festivais, mas em premiações como Bafta e Oscar a deixaram de fora. Cynthia Erivo foi a única pessoa negra a concorrer nas categorias de atuação. Ela interpretou a história da abolicionista, Harriet Tubman e levantou comentários sobre o oscar somente reconhecer a atuação de mulheres negras, se esses papéis retratam somente dor e sofrimento. 

Resultado de imagem para oscar 2020
Indicadas a melhor atriz

A alguns anos, a cerimônia do Oscar vem recebendo várias críticas pela ausência de representatividade e igualdade de gênero e raça em suas indicações, mesmo acompanhando os grandes desempenho delas nas produções, a premiação continua bem longe de alcançar a diversidade. Parasite é o exemplo de filme estrangeiro que recebeu diversas indicações, mas nenhum de seus atores foram reconhecidos por sua atuação nesse processo. Ressaltamos que a academia tem em sua composição mais de 80% de brancos e mais de 60% ainda são homens.

Nem tudo são flores, mas nem tudo está perdido, talvez o sistema cultural seja ainda o fator problemático por trás da pouca aceitação das mulheres que podem fazer trabalhos sim, significantemente maiores e melhores que as produções masculinas. E, acima de tudo, apesar da ausência de Gerwig e Lulu Wang, ainda temos que valorizar as mulheres que foram destaques nas indicações ao Oscar. Outro 9 nomes dos 24 produtores selecionados são mulheres. Vale lembrar que 2020 vamos ter novamente um número considerável de mulheres por trás de grandes produções como Aves de Rapina, Mulan, Viúva Negra, Mulher Maravilha 1984 e Os Eternos. São de pequenos passos e construções que esperamos continuar fazendo o nosso melhor. 

Lista de indicações das últimas produções indicadas e não indicadas ao Oscar 2020:

Lorene Scafaria – As Golpistas
Olivia Wilde – Fora De Série
Greta Gerwig – Adoráveis Mulheres
Alma Har’el – Honey Boy
Céline Sciamma – Retrato De Uma Jovem Em Chamas
Kasi Lemmons – Harriet
Lulu Wang – The Farewell
Melina Matsoukas – Queen & Slim
Marielle Heller – Um Lindo Dia Na Vizinhança
Petra Costa – Democracia em Vertigem
Carol Dysinger – Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl) 
Meryam Joobeur – Brotherhood 
Delphine Girard – A Sister 
Daria Kashcheeva – Daughter
Karen Rupert Toliver – Hair Love 
Rosana Sullivan – Kitbull Siqi Song – Sister