As Golpistas – Justiceiras de Wall Street
28 Janeiro, 2020A gente nunca espera um filme muito bom quando no elenco conta com a Jennifer Lopez, na verdade não esperamos outra coisa que não seja a velha comédia romântica. Com um currículo limitado a cantora e atriz deu o que falar no seu último trabalho, As Golpistas é um filme que vai te deixar de queixo caído (em vários sentidos).
Baseado em um artigo da New York Magazine de 2016, o filme vai contar a ação de strippers que depois da crise de 2008 começaram a dar golpes nos seus clientes em Wall Street e é exatamente essa a narrativa desde os dias de abundância até a prisão e posteriormente o desmanche da ação.
Escrito e dirigido por Lorena Scafaria que fez um trabalho incrível em ambos sentidos, afinal conseguiu transformar um filme de boate em algo maior mais poderoso e sentimental onde o clube fosse apenas o cenário de algumas cenas. Movimentos de câmera, planos e cores são característicos, esse último em destaque, afinal, foi escolhido de forma precisa unido cores vibrantes e o Neon, deixando mais forte principalmente em cenas com a Jennifer Lopez.
E ela está incrível, não seria exagero dizer que o filme é dela afinal ela dá o nome, combinação perfeita de direção, roteiro e elenco que casa perfeitamente principalmente nas cenas na boate em conversas mais sentimentais das duas protagonistas.
Seguindo os personagens, vamos estar na perspectiva da Destiny (Constance wu), protagonista que sabe carregar bem suas emoções, no filme é vista mais como uma pupila da Ramona (Jennifer Lopez) foi amor a primeira cena, tanto para personagem quanto para o público. Com isso o filme vai seguir essa linha, transformando em um jogo de poder e mostrando até onde ele leva.
Em seguida somos levados a 2008, ano da famosa crise no epicentro da economia Americana, Wall Street, onde os homens héteros roubavam, almoçavam e iam a clubes de strippers, não pense que é ironia ou interpretação pessoal a Lorena deixa bem claro no filme: quando os bancos caem, os clubes também uma economia leva a outra porém, só uma até então roubava.
Minha interpretação –pessoal– é que elas são justiceiras e colocando um exemplo de outro filme para sustentar minha tese: em Coringa o Arthur mata três homens ricos e acaba virando o “símbolo do povo” aqui em Hustlers temos mulheres que “acalmam” homens ricos e são golpistas? Como citado, interpretação pessoal que cabe um debate.
Talvez o maior e único problema do filme, seja uma quebra de ritmo que acontece justamente do segundo pro terceiro ato começa a ficar mais lento e mais explicativo de forma um pouco mais cansativa devido a linha que seguiu todo o primeiro ato.
As Golpistas também é a prova viva de que um filme de boate e escândalo pode ser mais que só sexo e que ele pode estar como alegoria no filme.
Um grande esnobado da academia no Oscar 2020, afinal atuação da JLO é digna de indicação e a direção da Lorena consegui ser superior a alguns dos indicados, pois apresenta originalidade e coesão requisitos que o que a academia parece ignora!
Apaixonado por cinema, cerveja e cultura POP. Negro e defensor do cinema nacional