O que fez de Marriage Story um filme especial?

O que fez de Marriage Story um filme especial?

13 Janeiro, 2020 1 Por Talita Lopes

História de Um Casamento no Brasil, é um filme do diretor Noah Baumbach e foi lançado pelo serviço de streaming, Netflix, em Dezembro de 2019. Desde lá o filme vem arrancando elogios do público e críticos como um dos melhores e favoritos da temporada de premiação.

No elenco temos Scarlett Johansson como Nicole Barber e Adam Driver como Charlie Barber, que após problemas no casamento, estão enfrentando o temido divórcio, o que os leva ao extremo de suas vidas pessoais. Os dois tentam achar uma forma de fazer isso amigavelmente e ainda decidir a guarda do seu filho. Laura Dern, Alan Alda, Ray Liotta também fazem parte e são muito importantes para o desenrolar da história dos dois.

Noah Baumbach é conhecido por seus filmes do subgênero Nova-Iorquino de cinema alternativo, chamado Mumblecore, onde existe uma maior ênfase na atuação naturalística, baixo custo de orçamento, mais diálogo muito focado em relações pessoais. Um bom exemplo é o filme, também do Noah, Frances HA, com Greta Gerwig no elenco.

Não existe nada de espetacular em uma situação de divórcio, alguns são muito ruins e outros conseguem ser mais amigáveis, e talvez quem nunca passou por um ou conviveu com pessoas que passaram por essa situação, vão sentir a mesma coisa. Um exemplo disso é no cast do filme, Scarlett Johansson enquanto estava gravando o filme, estava passando por um divórcio e decidindo sobre a guarda de sua filha. Noah Baumbach usou seu casamento com Jennifer Jason Leigh como inspiração para o roteiro.

Resultado de imagem para marriage story
Reprodução: Netflix

O filme começa com diálogos apresentando a visão dos personagens principais, um sobre o outro, sua visão de casamento e convivência. Sim, Baumbach tenta conciliar seu próprio divórcio a narrativa do filme, o que torna ainda mais sentimental. Isso não significa que tira a sua diversão ou aproveitamento se você não é alguém divorciado. Mas a maioria das pessoas que passam por relacionamentos, em algum momento vão enfrentar problemas e se encontrar nessas histórias.

O que o torna especial de alguma forma é como ele expressa perfeitamente esses momentos de uma relação, não só momentos especiais, mas como ao longo do tempo a dificuldade de manter essa relação; cuidar um do outro, de olhar as necessidades um do outro e as obrigações como trabalho, podem afastar as pessoas e elas consigam perceber isso somente quando já estão esgotadas.

Adam Driver e Scarlett Johansson entregam uma atuação que pode não ser a coisa mais espetacular no meio cinematográfico, mas se ao decorrer do filme você se identifica com os problemas pessoais dos dois, sobre o que leva o declínio de um relacionamento entre duas pessoas, então talvez o filme tenha cumprido o seu papel enquanto arte e cinema. Eles deram um senso de realismo a cenas, aos dialogos, sempre enfatizando o rosto e suas emoções muito bem colocadas. E como alguém que está assistindo, boa parte poderá entender as vontades de Nicole e também se sentir um Charlie e se imaginar vivendo um pouco dos dois.

Laura Dern, Ray Lliot e Alan Alda cumprem com seus papéis de advogados e coadjuvantes nessa situação quando os protagonistas decidem procurar uma ajuda para fazer o que eles dois não conseguia. Em alguns momentos exercendo o papel de conciliadores, dando conselhos e os atigindo em pontos fracos para que exista uma decisão por conta deles sobre a situação em que estão.

Resultado de imagem para marriage story
Reprodução: Netflix

Ao colocar uma criança no meio e ter que pensar civilizadamente para não afeta-la, torna ainda mais complicado a tarefa de tentar manter suas vidas separadas. Este filme também é sobre Henry, embora não pareça, nas cenas, ele foi a única coisa que conectava Charlie e Nicole nesse casamento. E esse é o único motivo pelo qual eles permaneceram próximos um do outro, por mais difícil que seja admitir.

É um filme sensível e que em alguns diálogos de te colocam em situações que é quase impossível não chorar. Embora separação nunca seja colocado como algo bom, o filme tem essa mensagem a passar em como uma família não precisa terminar, se duas pessoas decidem não ficar mais juntas.


Resultado de imagem para marriage story
Reprodução: Netflix

Marriage Story
Criação: Noah Baumbach
Ano: 2019
Elenco: Adam Driver, Scarlett Johansson, Azhy Robertson, Laura Dern, Alan Alda, Ray Lliota.
Nota: 9/10