Precisamos do Snydercut?

Precisamos do Snydercut?

22 Novembro, 2019 0 Por Marcos Marques

Quando se fala de Liga da Justiça, bate até aquela dor no coração, era um filme que tinha tudo para ser um dos melhores da DC nos cinemas e quem sabe, atingir uma bilheteria gigantesca.  

Devido ao afastamento de Zack Snyder da direção, o filme foi cortado e refilmado pelo Joss Whedon, diretor de Vingadores e Vingadores: Era de Ultron. O filme não foi recebido pelas críticas e muito menos pelos fãs, trazendo um grande prejuízo e tornando a DC Comics muito fraca nos cinemas. Desde o lançamento do filme, Zack Snyder vem soltando diversas imagens e detalhes sobre a sua versão sobre o filme, deixando os fãs agoniados pedindo para que a Warner liberasse o corte do diretor para o filme iniciando assim a campanha “Snydercut”. 

Mas últimas semanas, a imprensa internacional começou a dar indícios de que algo poderia acontecer em relação a versão do Zack Snyder para o filme e cada vez mais surgem rumores de que a Warner pode finalmente liberar a versão do filme dirigida por ele.

A pergunta que não quer calar é: Precisamos desse filme?  

Não é novidade para ninguém que a DC Comics começou nos cinemas de uma forma mais simples e sem muita inovação, afinal, era apenas mais um filme do Superman de vários que existiam, mas com um grande porém: Zack Snyder. Muitos estranharam a forma como o diretor tratou um dos maiores super-heróis que existem de uma forma sombria e diferente. Não satisfeito, Snyder foi a grande mente de Batman v Superman, o filme que dividiu opiniões do público e que é comentado e falado até hoje. Muitos o consideram uma obra prima no gênero e outros acham que é apenas um filme escuro, cansativo e sem emoção nenhuma. 

Reprodução: Zack Snyder via VERO / Na imagem mostra Darkseid na guerra do passado. No filme, teve alteração e mostra o Lobo da Estepe.

E logo veio a ideia para Liga da Justiça, um filme que prometia ser tudo e acabou se tornando o maior fracasso do DCEU nos cinemas. Como fã, eu acho que existe pequenos conflitos da Warner com a DC, já disse diversas vezes em Podcast e nas redes sociais que a Warner faz muito segredo sobre o que vai acontecer com a DC no futuro. Muitos fãs ficaram bem decepcionados com Liga da Justiça e através de fotos e declarações de Snyder, da pra ter uma noção de que o filme seria totalmente diferente do que foi apresentado, seja por cenas mais extensas, maior tempo de tela para personagens, melhora no CGI (maior reclamação) e algumas surpresas que os fãs queriam ter visto. 

Por outro lado, a Warner não está mais seguindo as ideias de Zack Snyder e ficou muito claro que eles querem uma nova visão ou reformular seus personagens como está acontecendo com The Batman, que será interpretado por Robert Pattinson, ou Esquadrão Suicida que será dirigido por James Gunn com novos personagens, mantendo apenas alguns elementos que deram certo com grande destaque a Arlequina da Margot Robbie e Amanda Waller da Viola Davis. A tag “Release The Snyder Cut” ganhou grandes proporções nos Estados Unidos e várias petições feitas pelos fãs, além de protestos em eventos nerds, como na SDCC 2019 que rendeu banners em volta do local do evento e fãs fieis com placas e distribuição de panfletos. 

Reprodução: Zack Snyder via VERO / Na versão original de Zack Snyder teria Iris West, par romântico do Flash. Nos cinemas, Iris não aparece.

Não dá pra negar que a campanha é real e que algo pode estar por vir, acredito que o fãs tem sim interesse em assistir o material dirigido pro Zack Snyder pelo simples fato de quererem ver o trabalho do diretor que infelizmente foi interrompido. Se a Warner vai ou não soltar esse material é apenas questão de espera e também de negócios, mas se for parar pra pensar na grandiosidade que o filme teria e sobre o desastre que foi para os cinemas, talvez a versão do Zack Snyder tenha sido a melhor e que sirva de presente para os fãs e uma forma de agradecimento pela passagem do diretor na DC nos cinemas.