Review | The Black Monday Murders – Dinheiro, Poder e Magia

Review | The Black Monday Murders – Dinheiro, Poder e Magia

5 Novembro, 2019 0 Por Marcos Marques

Você toparia um pacto com um Deus desconhecido em troca de poder? 

Essa é a premissa de ‘The Black Monday Murders’ quadrinho escrito por Jonathan Hickman lançado pela Image Comics e lançado no Brasil pela Editora Devir.

A história gira em volta da família Rothschild, uma das famílias mais poderosas do mundo. Por causa de um pacto com o Deus Mamom, essa família tem tudo que todo mundo quer: dinheiro. Com isso, várias outras famílias possuem um pacto com o Mamom para prosperar cada vez mais. Após o assassinato de Daniel Rotchshild, o investigador Theodore James Duna assume o caso para desvendar os segredos que envolvem essas famílias.

Reprodução: Editora Devir

Jonathan Hickman é conhecido por plantar muitos enigmas na cabeça dos leitores, e com The Black Monday Murders não poderia ser diferente. Ao longo dessa primeira edição o leitor recebe muitas informações ao mesmo tempo que faz você ler e reler o capítulo diversas vezes. A forma como o quadrinho conversa com o leitor é cativante e surpreende pelo simples fato dele fazer você se prender a história de uma forma única que só o Hickman poderia fazer. No próprio quadrinho, você é capaz de ter acesso aos documentos de investigação, cartas, diários, fichas e tudo para te ajudar a entender o quadrinho. Um dos pontos interessantes é que o quadrinho retrata a quebra da bolsa de valores de Nova York que ocorreu no dia 24 de Outubro de 1929, conhecida como ‘Quinta-Feira Negra’. Muitos jornais da época relataram que devido a falência de bancos e de funcionários perdendo seus empregos, muitas pessoas se suicidaram.

Um dos destaques do quadrinho é a narrativa surpreendente, apesar de ser um pouco complicado para algumas pessoas, ela faz com que o leitor tenha curiosidade de reler o quadrinho para entender alguns pontos. A atmosfera sombria do quadrinho mescla entre uma história de investigação criminal e terror, com alguns desenhos chocantes e muito, mas muito sangue e violência explícita. A arte de Tomm Coker é muito bem feita e o desenho casa perfeitamente com a história trazendo um tom angustiante e interessante.

‘The Black Monday Murders’ é o tipo de história que você começa a ler sem nenhuma pretensão mas se surpreende com uma narrativa bem feita que o faz entrar de cabeça nesse clima investigativo e com o estilo único Jonathan Hickman de fazer. 

O quadrinho esta disponível na Amazon