Crítica | Maria do Caritó – Raso, mas divertido

Crítica | Maria do Caritó – Raso, mas divertido

30 Outubro, 2019 0 Por Murilo Fagundes

Após estrelar uma peça teatral de grande sucesso escrita por Newton Moreno, Lilia Cabral resolveu ir mais levando Maria do Caritó para as telonas no seu mais novo trabalho no cinema.

O longa vai contar a história de uma mulher que foi prometida virgem assim que nasceu para um santo desconhecido da pequena cidade onde mora, mas Maria (Lilia Cabral) quer tudo, menos ser santa.

A premissa do filme é interessante, mas a superficialidade e o choque de linguagem –do teatro pro cinema– fica evidente no roteiro e na direção.


Reprodução: Selmy Yassuda

O ponto mais alto do roteiro vai ser o desenvolvimento da personagem, mas todo o resto é fraco. Por se tratar de uma comedia de cunho sertanejo o autor poderia ter ido mais, ele fica repetindo várias vezes a inocência da personagem mesmo ficando claro no início do filme, no final o roteiro acaba mais explorando a inocência de Maria do que qualquer outra coisa, inclusive os plots que acabam sendo esquecíveis. A linguagem teatral e visível, o filme tenta, mas acaba indo mais para um lado novelesco, principalmente a direção, com cortes secos, planos repetidos e principalmente o uso repetido (e desnecessário) de drones aproximando mais a obra da televisão do que do cinema.

O elenco carrega o filme, a Lila Cabral talvez seja o maior nome e entrega uma protagonista doce, ingênua e engraçada, outro destaque muito positivo é a Fininha (Kelzy Ecard) o carisma dela é notável e a química com a personagem principal é muito boa de ver em tela. Talvez o personagem do Coronel (Leopoldo Pacheco) tenha ficado caricato demais para o tom do filme, mas não incomoda muito.


Reprodução: Selmy Yassuda

Outro aspecto muito positivo é a trilha sonora, ela está presente em todo filme do início ao fim e é muito coesa, tanto com o enredo quanto com os personagens, um destaque para a cena do pout pourri que é uma das melhores do filme.

O filme é raso, mas não é ruim, talvez tivesse se sobressaído melhor na TV, mas no final Maria do Caritó acaba te cativando e passando uma mensagem interessante, você se importa com a personagem e torce por ela e esse aspecto acaba deixando o filme divertido.

Maria do Caritó tem direção de João Paulo Jabour, roteiro de José Carvalho e Newton Moreno e tem estreia prevista para 31 de outubro de 2019 em todo Brasil!