Guia de Leitura | Star Wars: Guia para iniciantes da linha do tempo cânon!
7 Outubro, 2019Star Wars: O despertar da Força introduziu uma geração totalmente nova de fãs que procuram mais aventuras em uma galáxia muito, muito distante, mas com toda a edição do o Legends Canon e o Novo Canon e toda uma série de novos livros, quadrinhos e filmes chegando nos próximos anos, pode ser difícil descobrir por onde começar. Felizmente para você, ficou um pouco mais fácil mergulhar nos materiais canônicos agora que uma linha clara foi traçada entre Legends (Pré-Disney) e novas histórias canônicas (Pós-Disney), mas esse novo material está crescendo rapidamente também. Para ajudar os novos fãs a ter uma visão clara da linha do tempo oficial de Star Wars, reunimos uma lista dos livros, quadrinhos e jogos mais importantes de Star Wars e detalhamos como eles se relacionam com os filmes e as séries de TV.
O que você não verá nesta lista?
A maioria dos contos de Star Wars Insider, quadrinhos da revista Star Wars Rebels, curtas do Forces of Destiny ou novelizações da Disney como The Princess, The Farmboy e The Scoundrel. As histórias de Star Wars Insider foram incluídas onde achamos que elas contribuíram mais para a linha do tempo abrangente – ou se achamos que elas eram particularmente boas. Esta linha do tempo tem como objetivo ajudá-lo a encontrar o melhor ponto de partida. (Porém, sempre há a abordagem “escolha o que você encontrar primeiro”.) Às vezes, as datas são aproximadas e são baseadas em anos antes (BBY) e depois (ABY) da Batalha de Yavin, equivalente a antes e depois de A New Hope, como de acordo com a cronologia oficial do cânone.
Age of Republic (32-20 BBY)
A minissérie de quadrinhos da Age of Republic é composta de edições únicas que provam que o escritor Jody Houser é uma poderosa adição nova à ficção de Star Wars. A série se concentra em personagens Prequel, como Qui-Gon Jinn, Obi-Wan Kenobi, Maul, Jango Fett, Padmé Amidala, Anakin Skywalker, Conde Dookan e General Grievous. Cada um deles tem suas próprias edições, que podem ser lidas juntas ou separadamente. Age of Republic Special estrelado por Mace Windu e traz heróis e vilões de toda a Guerra dos Clones.
Marvel’s Darth Maul (32 BBY)
Situado antes dos eventos de A Ameaça Fantasma e da primeira morte do vilão nas mãos de Obi-Wan Kenobi, esta minissérie de quadrinhos segue Darth Maul nos primeiros dias de seu aprendizado sob Darth Sidious. Enquanto ele não está autorizado a envolver os Jedi, Maul ainda consegue ficar cara a cara com um jovem Jedi Padawan durante uma de suas missões para o Lorde das Trevas dos Sith. Os eventos da série mostram como o lado sombrio torna Maul mais poderoso, mas também incrivelmente imperfeito.
The Phantom Menace, Filme (32 BBY)
Obi-Wan e seu mentor embarcam em uma perigosa aventura na tentativa de salvar o planeta das garras de Darth Sidious. Durante a viagem, eles conhecem um habilidoso menino e decidem treiná-lo para se tornar um Jedi. Mas o tempo irá revelar que as coisas nem sempre são o que aparentam ser.
Marvel’s Obi-Wan & Anakin (29 BBY)
Esta série de quadrinhos, escrita por Charles Soule e desenhada por Marco Checchetto, é a primeira incursão da Disney em um profundo território Prequel. Desprovido de qualquer material auxiliar. Obi-Wan e Anakin mostram uma imagem ligeiramente diferente da icônica equipe Jedi do que as histórias de Legends fizeram antes. Anakin é um tímido teimoso, mas também há uma ponta de vingança ou auto-ódio ao seu redor na primeira edição, quando ele convoca um holograma de Darth Maul que surpreende e repugna o Conselho Jedi. A série expande como a vida de Anakin como escravo afeta a maneira como ele vê os Jedi. Este não é um aprendizado fácil para os Jedi.
Queen’s Shadow (28 BBY)
Detalha a vida de Padmé Amidala e suas criadas. A trama segue Padmé enquanto ela transita de rainha para senadora, mas a história episódica é muito mais que isso. Ele confronta a idéia de escravidão em Star Wars, a tragédia da maneira como Papatine manipulou o caminho político de Padmé e os problemas e privilégios de governar em uma idade tão jovem. Padmé é apresentada como uma formidável guerreira, uma adolescente ainda aprendendo a se defender e uma negociadora astuta.
Attack of the Clones, Filme (22 BBY)
Tentado por promessas de poder, Anakin Skywalker se aproxima de Darth Sidious e participa de um plano para acabar com os Cavaleiros Jedi.
The Clone Wars (22-19 BBY)
As Guerras Clônicas ocorrem em toda a galáxia, o que faz com que os cavaleiros jedi tenham de se desdobrar para manter a paz. As tropas republicanas precisam passar pelas terras de Jabba, entretanto, ele apenas autorizará isso, caso os jedis resgatem seu filho Ziro, que foi sequestrado. Anakin é enviado na missão, e para ajudá-lo é designado Ahsoka Tano, uma jovem padawan.
Catalyst: A Rogue One Nove (21-17 BBY)
Antes de Jyn Erso embarcar em sua fatídica missão de roubar os planos para a Estrela da Morte do Império em Rogue One: A Star Wars Story, ela viveu em Coruscant com seus pais, Galen e Lyra. Galen é um cientista que pretende usar sua pesquisa com cristais kyber para produzir energia renovável para a galáxia, mas seu amigo Orson Krennic tem planos muito diferentes. O cientista não sabe que ele está realmente ajudando a criar uma arma para a Estrela da Morte.
Darth Maul: Son of Dathomir (19 BBY)
Embora Madre Talzin pareça ter perecido em Clone Wars, ela retorna da forma que pode ou não ser uma forma espiritual durante as muitas batalhas em Son of Dathomir. Esta minissérie como Dark Disciple, foi adaptada de scripts não utilizados de The Clone Wars, e é uma espécie de battle royale, colocando Darth Maul contra uma variedade de inimigos, incluindo o Conde Dookan e o General Grievous.
Kindred Spirits (19 BBY)
Escrito por Christe Golden para Star Wars Insider # 15
Muitas vezes, as histórias de Star Wars Insider se vinculam diretamente a um dos romances lançados recentemente, explorando personagens secundários ou apresentando cenas antes ou depois do livro. No caso de “Kindred Spirits”, o autor também era o mesmo: Christie Golden escreveu este conto de Asajj Ventress encontrando um aliado improvável pouco antes do Dark Disciple. Os leitores interessados na persona caçadora de recompensas que Ventress adotou durante Th Clones Wars podem apreciar especialmente o tom desta, que também apresenta outra personagem feminina forte.
Dark Disciple (19 BBY)
Enquanto os fãs clamavam por mais de The Clone Wars após o cancelamento da série animada, as histórias ambientadas nesta época, e supervisionadas por muitos dos mesmos escritores e produtores, começaram a surgir em diferentes formatos. Alguns episódios unaired de The Clone Wars foram ao ar durante convenções ou lançados online; outros foram adaptados para quadrinhos, como em Filho de Dathomir. Dark Disciple foi um dos resultados mais destacados desse esforço, pois é um romance completo contando a história de Asajj Ventress após o término de sua história. Ventress é recrutado com relutância por Quinlan Vos, um Jedi moralmente ambíguo em busca do Conde Dookan. Dark Disciple é, em parte, uma história de amor, mostrando os relacionamentos de Ventress e Vos um com o outro e como isso afeta seus pontos de vista sobre a Força. Também é uma história de guerra, com a ação inventiva típica de The Clone Wars.
Revenge of the Sith, Filme (19 BBY)
As Guerras Clônicas estão em pleno andamento e Anakin Skywalker mantém um elo de lealdade com Palpatine, ao mesmo tempo em que luta para que seu casamento com Padmé Amidala não seja afetado por esta situação. Seduzido por promessas de poder, Anakin se aproxima cada vez mais de Darth Sidious até se tornar o temível Darth Vader. Juntos eles tramam um plano para aniquilar de uma vez por todas com os cavaleiros jedi.
Marvel’s Kanan (19 BBY)
Se você assiste Rebeldes, mas nunca leu livros ou quadrinhos de Star Wars antes, a série Kanan é um bom lugar para começar. As histórias se alternam entre a tripulação do Ghost empreendendo o que inicialmente parece ser uma missão simples em Lothal, e as memórias de Kanan da Ordem 66 e seu treinamento com seu mestre Jedi. Essa é uma boa maneira de aprender sobre esse personagem favorito dos fãs.
Marvel’s Darth Vader: Dark Lord of the Sith (19 BBY)
Esta série literalmente começa no momento em que Darth Vader nasce, um segundo após o final de Revenge of the Sith. Diferentemente da primeira série Darth Vader da Marvel, este novo livro em andamento aborda os primeiros dias da transformação de Anakin no temido aprendiz de Sith, mais máquina que homem.
Ahsoka (18 BBY)
O que aconteceu com o ex-Jedi Padawan Ahsoka Tano depois de deixar a Ordem nas Guerras Clônicas? Esta é a história do que levou Ahsoka a se tornar o agente rebelde Fulcrum. Quem ama as aparições do personagem na série animada deve ler este livro.
Orientation (14 BBY)
Escrito por John Jackson Miller para Star Wars Insider # 15
Assim como “Kindred Spirits”, “Orientation”, de John Jackson Miller, tem alguns dos mesmos personagens dos romances de Star Wars que foram lançados na mesma época. Foi empacotado junto com Lords of the Sith, mas também toca em algum outro material de Star Wars. Darth Vader é ostensivamente o personagem principal da história, abrindo caminho em torno de um navio de treinamento imperial. Mas a outra estrela desta história é Rae Sloane, um jovem cadete. Lembre-se desse nome.
Lords of the Sith (14 BBY)
Darth Vader e o Imperador Palpatine aterrissaram no perigoso deserto de Ryloth. Lords of the Sith também tem uma conexão com Rebels e The Clone Wars: o combatente da liberdade Cham Syndulla vê uma vantagem potencial para seus rebeldes e tenta assassinar os Sith enquanto eles estão trabalhando no caminho. O romance explora as tensas lutas de poder de Vader e Palpatine, bem como as coisas que as unem. Lords of the Sith também tem o primeiro personagem LGBT do novo cânone, o esbelto Imperial Moff Mors, que tem seu próprio arco de personagem conforme a história continua.
Tarkin (14 BBY)
Outro conto do lado sombrio, Tarkin mostra a história e a ascensão marcial do homem que um dia comandaria a Estrela da Morte. James Luceno era conhecido por escrever grandes romances enciclopédicos na linha do tempo do Legends – ele é particularmente bom em reunir diferentes partes do cânone e falar sobre o cenário político da galáxia O romance de Tarkin traz essas duas coisas para o novo cânone e conta a história da tentativa de Tarkin de retomar uma nave experimental de sabotadores rebeldes.
Lando’s Luck (13 BBY)
A Disney Publishing vem divulgando os romances jovem adulto de Star Wars, e Lando’s Luck é o mais divertido dos tie-ins solo. Diálogos engraçados e uma aventura em ritmo acelerado tornam essa história – em que Lando e L3-37 se unem a uma jovem princesa – uma boa opção para quem gosta de Lando em Solo ou The Empire Strikes Back.
Solo: A Star Wars Story (13-10 BB
Em dificuldade financeira, o piloto Han Solo e sua namorada Qi’ra buscam trabalho. Eles colocam as mãos em uma substância valiosa, mas perigosa, e que acaba levando à perseguição do Império e à separação entre os dois. Preocupado, Han usa toda a sua esperteza para se infiltrar em um plano arriscado, mas que pode render a oportunidade de voltar à terra natal e reencontrar a sua amada. No caminho, o piloto encontra parceiros importantes, como Chewbacca e Lando Calrissian.
Lost Stars (11-5 BBY)
Embora Lost Stars se estenda por toda a Trilogia Original, ela começa antes, com dois jovens ingressando na Academia Imperial. É essencialmente uma história de amor, com Thane Kyrell e Ciena Ree ainda segurando seus sentimentos um pelo outro, mesmo depois que Thane se junta à Rebelião. Este livro também é uma ótima visão da psicologia das pessoas dentro dos dois exércitos. Os novos livros de Guerra nas Estrelas dispensaram rapidamente a idéia de que todos os rebeldes são nobres (ou moralmente nobres). Muitas coisas diferentes levam as pessoas a fazer suas escolhas na guerra, e Lost Stars mostra isso. Também culmina em uma emocionante batalha que se vincula a The Force Awakens. Depois de ler este, você nunca mais verá o Jakku da mesma maneira.
Thrawn (11-2 BBY)
Quando a antiga continuidade foi transformada em Legends, isso significou que muitos dos maiores personagens introduzidos na antiga EU não eram mais cânones. Parece que nem mesmo isso poderia impedir o maior estrategista do Império. O frio, almirante Chiss Thrawn retorna à continuidade com esta nova história de origem do escritor Timothy Zahn, o homem que criou o personagem nos anos 90.
A New Dawn (11 BBY)
Para os fãs de Rebeldes, A New Dawn mostra as origens de alguns personagens favoritos dos fãs e define o tom dos novos cânones Imperiais. Ele apresenta o implacável e eficiente conde Vidian, que enfrenta Hera e Kanan quando o destino de um planeta está em jogo. Juntando-se a eles, está a improvável dupla do teórico da conspiração Skelly e do ex-oficial de vigilância imperial Zaluna. Embora explique mais sobre a história de Kanan do que sobre a de Hera (mais sobre ela pode ser encontrada no conto “Missão de Misericórdia”, na coleção Rise of the Empire), A New Dawn é uma boa parte do quebra-cabeça de continuidade para os fãs de Rebels. Foi também o primeiro livro do novo cânone, tornando seu título duplamente apropriado. O autor John Jackson Miller era conhecido pelo material de Legends, como o romance Kenobi e a série de quadrinhos Cavaleiros da República Velha, antes de contribuir com o primeiro livro para o novo cânone.
Servants of the Empire (6-4 BBY)
Esta série de quatro livros para jovens leitores segue Zare Leonis, o cadete imperial que ajudou Ezra a escapar da academia Stormtrooper na primeira temporada de Rebeldes. Como os próprios rebeldes, a série também pode ser apreciada por pessoas fora do público da escola. Parte do apelo são os personagens: a história muda entre Zare e suas idéias conflitantes sobre o Império para seu amigo, o hacker Merei Spanjaf, que inicia suas próprias investigações enquanto tenta evitar ser pego pela mãe especialista em segurança. Zare está em busca de sua irmã, uma recruta imperial promissora e sensível à força, levado pelo Grande Inquisidor. Como em A New Dawn, os fãs de Rebels poderão encontrar muitas conexões com seus personagens favoritos.
Battlefront/Battlefront: Twilight Company (6 BBY – 3 ABY)
Como John Jackson Miller, o autor de Battlefront: Twilight Company, Alexander Freed, chegou aos romances de Star Wars através de histórias curtas e quadrinhos. Sua ficção curta canônica já apareceu em Star Wars Insider antes (“Mil níveis abaixo” e “O fim da história”). A Twilight Company visita alguns dos mesmos locais disponíveis para os jogadores no videogame Battlefront de 2015, mas seus personagens são novos e únicos. O protagonista cínico é Namir, um soldado que luta obstinadamente pela causa da Rebelião sem nunca acreditar realmente que a causa é tão nobre quanto os outros. Ele encontra um aliado improvável em Chalis, um ex-governador imperial cujos planos cruéis para o sucesso do esquadrão rebelde causam alguma divergência nas fileiras do exercito.
Rebels (5-2 BBY)
Quando a série começa, as forças Imperiais ocuparam um planeta remoto, governando com punhos de aço e oprimindo os seus habitantes. Um pequeno grupo de insurgentes decidem se revoltar contra o sistema imperial e roubam para dar aos necessitados combatendo e enganando as intermináveis tropas de stormtroopers: os extraordinários membros da nave “Fantasma”. Juntos, eles encaram aventuras, enigmas e mistérios para combater vilões e adversidades para se tornarem heróis
Leia: Princess of Alderaan (3 BBY)
Depois de conquistar o coração dos fãs com o romance político Bloodline, Claudia Gray voltou com um romance jovem adulto sobre a juventude de Leia em Alderaan e suas primeiras missões na Aliança Rebelde. Leia: Princess of Alderaan se concentra na princesa e em seus pais, Breha e Bail, mas também inclui participações especiais de personagens como Amilyn Holdo, dos Últimos Jedi, Capitão Panaka e Grand Moff Tarkin.
Thrawn: Alliances (2 BBY)
Os populares romances de Thrawn continuam com uma história ambientada durante as Guerras Clônicas. Alianças saltam entre a Trilogia Original e a era Prequel, mostrando como Thrawn trabalhou com Anakin Skywalker antes e depois que ele se tornou Darth Vader. O livro também apresenta Padmé em sua própria missão durante as Guerras Clônicas. Ela se vê relutantemente se unindo ao mentor titular do Chiss.
Guardians of the Whills (0 BBY)
Um divertido olhar para Jedha antes dos eventos decididamente menos divertidos de Rogue One, Guardiões dos Whills captura bem as vozes de Baze e Chirrut e mostra como era a cidade de Jedha antes de sua destruição.
Rogue One, Filme (0 BBY)
A Aliança Rebelde realiza um movimento arriscado de roubar os planos de destruição da Estrela da Morte para trazer uma nova esperança para a galáxia.
A New Hope, Filme (0 BBY)
A princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.
Battlefront II/ Battlefront II: Inferno Squad (0 BBY – 5 ABY)
Um prequel do videogame Battlefront II, o romance Inferno Squad apresenta aos jogadores Iden Versio, comandante das forças especiais e filha do lealista imperial Almirante Garrick Versio. Designada para se infiltrar em um grupo de guerrilheiros de Saw Gerrera, ela e sua equipe enfrentam a moralidade do Império e o violento grupo dissidente da Rebelião. A campanha do videogame segue o Inferno Squad de pouco antes da destruição da Estrela da Morte para a Batalha em Jakku, onde o Império finalmente caiu. Os fãs que lerem o romance terão um contexto muito melhor para as relações entre os personagens da campanha, que também apresenta versões jogáveis de Luke Skywalker e Kylo Ren.
Marvel’s Princess Leia (0 BBY)
Até agora, muitas das séries de quadrinhos Star Wars da Marvel ocorrem no período da Trilogia Original. Antes que as informações sobre The Force Awakens fossem públicas, a Marvel já estava fazendo tudo o que podia com sua reaquisição da marca Star Wars, lançando três séries em andamento (Star Wars, Darth Vader e Kanan), juntamente com uma sucessão de minisséries. A história da princesa Leia começa imediatamente após o final de A New Hope, tocando nos sentimentos de Leia – ou na falta deles – sobre a destruição de seu planeta natal. Embora o Alto Comando Rebelde queira que ela mantenha um perfil discreto, Leia faz sua missão recrutar Alderaanianos sobreviventes para a causa Rebelde. Eles estão na diáspora, mas nem todas as pessoas que ela conhece querem entrar em guerra. Ela é ajudada por Evaan, uma piloto rebelde com uma visão não tão favorável da mulher que ela chama de “princesa de gelo”.
Heir to the Jedi (0 BBY)
O herdeiro dos Jedi foi publicado no meio da transição de Legends para o novo cânone. Originalmente marcado como parte da série Empire & Rebellion, junto com Razor´s Edge e Honor Among Thieves, apenas um dos três livros dessa série sobreviveu ao corte. A história de Kevin Hearne explica como Luke aprendeu a telecinesia que ele usou em The Empire Strikes Back. Como Obi-Wan nunca lhe ensinou isso, alguém teve que encorajar Luke a usar a Força – e em Heir aos Jedi, é Nakari Kelen, um colega piloto rebelde com quem Luke se propõe a recuperar um quebra-código rebelde.
Marvel’s Chewbacca (0 BBY)
Algum tempo depois dos eventos de A New Hope, Chewbacca se encontra confortavelmente pousado no planeta Andelm IV. Ele está disposto a tirar um cochilo antes de começar a procurar por peças para sua nave, mas há outras pessoas no planeta que não estão tão relaxadas. Uma garota chamada Zarro e seu pai foram recrutados para trabalhar essencialmente como escravos em uma mina administrada por um homem que planeja lucrar com o Império. Chewie e Zarro traçam um plano para libertar seu pai nesta divertida série de cinco edições com belas artes de Phil Noto.
The Weapon of a Jedi (0 BBY)
O prolífico escritor de Guerra nas Estrelas Jason Fry conta uma história por excelência de Luke em A Arma de um Jedi. Um jovem Luke viaja para Devaron com um palpite enviado pela Força e descobre uma antiga Academia Jedi onde ele pode aprimorar suas habilidades – e onde ele luta com um sabre de luz pela primeira vez. Embora não tenhamos certeza se o Templo Jedi em Devaron afetará o universo de Star Wars daqui para frente, é o melhor exemplo canônico de Luke de um lugar onde Jedi pode aprender, e talvez tenha influenciado a academia que ele acabou construindo na Nova República. O livro também apresenta flash forward para Jessika Pava, a piloto da Resistência que voou com Poe Dameron na batalha da Base Starkiller.
Marvel’s Star Wars & Darth Vader (0 BBY)
Algumas das melhores – e mais surpreendentes – histórias da linha Marvel Star Wars saem da série em andamento, que ocorrem simultaneamente e se cruzam em seu primeiro grande evento, “Vader Down”. A série segue heróis e vilões do Original Trilogia, incluindo o entusiasmo sincero de Luke, para aprender a usar seus poderes Jedi; O relacionamento conflituoso de Vader com o Imperador Palpatine e o legado Sith de traição e competição; e talvez a esposa de Han, Sana Solo. As séries de longa duração da Marvel Star Wars até agora também são as que mostram mais claramente como a Marvel está lidando com os personagens principais daqui para frente, então verifique isso se quiser ver o que Luke, Han e Leia estão fazendo depois de A New Esperança. Darth Vader terminou recentemente e é facilmente uma das melhores histórias que surgiram na nova EU até agora. Você precisa ler esta série!
Marvel’s Doctor Aphra (0 BBY)
Depois de se tornar um sucesso nos quadrinhos, Doctor Aphra se tornou o primeiro personagem de Star Wars que nunca apareceu no cinema para dirigir sua própria série de quadrinhos. Seu título revela sua história, incluindo seus pais e como ela se tornou uma arqueóloga desonesta.
Smuggler’s Run (0 BBY)
Smuggler’s Run segue um membro do trio da Trilogia Original e é marcado por cenas ambientadas na era da Sequel Trilogy. Este se concentra em Han Solo e Chewbacca equilibrando viver a vida sem lei com seu trabalho para a Rebelião. Escrito por Greg Rucka, Smuggler’s Run mostra Han enquanto ele relutantemente assume uma missão para salvar um batedor rebelde do Império.
Marvel’s Lando (0 BBY-3 ABY)
Lando, escrito por Charles Soule, com arte de Alex Maleev, mostra o suave barão-administrador antes de receber seu título. Lando acha que obteve grande pontuação quando planeja roubar uma nave estelar valiosa, mas acontece que a nave já pertenceu ao Imperador Palpatine (e Darth Maul), e há muitas surpresas desagradáveis de Sithly reservadas. Além de apresentar o próprio Lando, o quadrinho tem muitos personagens coadjuvantes, incluindo alienígenas gêmeos misteriosos e o próprio Lobot. Assistir as expressões estoicas de Lobot em The Empire Strikes Back nunca mais será o mesmo depois de ler esta história em quadrinhos.
Marvel’s Han Solo (0-3 ABY)
A história em quadrinhos se passa entre os eventos de Star Wars: Episódio IV, Uma Nova Esperança e Star Wars: Episódio V, O Império Contra-Ataca, e centra-se no personagem Han Solo em seus primeiros dias com a Aliança Rebelde. A série de cinco edições começou a ser publicada em junho de 2016.
The Empire Strikes Back, Filme (3 ABY)
Yoda treina Luke Skywalker para ser um cavaleiro Jedi. Han Solo e Princesa Leia tenta a toda custo não se apaixonarem, enquanto Darth Vader retorna para combater as forças rebeldes que tentam salvar a galáxia.
Moving Target (4 ABY)
A parte de Leia segue em uma missão para distrair o Império da crescente frota da Rebelião – a frota que atacará a segunda Estrela da Morte em Endor. Sua equipe viaja por várias aventuras em seus esforços para fazer isso, enquanto Leia avalia seus sentimentos sobre o dever contra a ideia de que ela pode estar sacrificando alguns simpatizantes rebeldes para ganhar tempo para os outros. Como os outros dois livros da Trilogia Original da linha, Moving Target é uma história de Star Wars por excelência, com algumas conexões com outras partes da saga. O flash forwar envolve o PZ-4CO, o dróide azul visto na base da Resistência em The Force Awakens, entrevistando Leia para suas memórias.
Return of the Jedi (4 ABY)
Uma nova Estrela da Morte está sendo construída e supervisionada pelo imperador. Han Solo e a Princesa Leia são libertados das mãos de Jabba por Luke Skywalker, que só se tornará um Jedi quando destruir Darth Vader, que deseja atraí-lo para o lado sombrio da Força.
Marvel’s Shattered Empire (4 ABY)
A linha do tempo entre O Retorno dos Jedi e O Despertar da Força é um pouco escassa agora, com a trilogia Aftermath que deverá preencher os anos após o Retorno dos Jedi. Outro romance, Bloodline, de Claudia Gray, lançado em 2016, se passa cerca de seis anos antes do Episódio VII. No entanto, Shattered Empire não perde tempo em mostrar onde Luke, Han e Leia estavam imediatamente após o retorno dos Jedi, além de apresentar os pais de Poe Dameron. O piloto Shara Bey e o soldado Kes Dameron se juntam aos heróis da Trilogia Original para limpar o que resta do Império em Endor – e encontrar algumas árvores estranhas e sensíveis à Força.
Alphabet Squadron (4 ABY)
Este romance militar se preocupa principalmente com o esquadrão titular, um grupo briguento, mas encantador, de únicos sobreviventes rebeldes e ex-imperiais encarregados de caçar um esquadrão de elite do TIE Fighter. É um dos livros mais pesados da saga, não apenas por causa da contagem de páginas, mas por causa do exame minucioso das psicologias dos personagens. (Felizmente, eles recebem um terapeuta do universo.) Ele também ganha seu lugar na linha do tempo, porque fica entre a formação da Nova República e o estabelecimento de uma galáxia verdadeiramente estável. Personagens como o general Hera Syndulla mostram a luta dos ex-rebeldes, cuja falta de liderança central os ajudou a sobreviver, à medida que se adaptam a ser o poder dominante na galáxia. Alphabet Squadron é o primeiro romance de uma trilogia.
Aftermath (4 ABY)
O primeiro romance que se passa após O Retorno dos Jedi traz um novo elenco de personagens à história, Rebeldes que, com diferentes graus de relutância, se vêem envolvidos com uma reunião dos oficiais imperiais sobreviventes. Lembra-se de Rae Sloane? Ela voltou, como almirante desta vez – e tem seus próprios planos de como restaurar o Império tanto à grandeza quanto à estabilidade. Aftermath também estrelou Norra Wexley, uma piloto de X-Wing que lutou na Batalha de Endor. Ela se afastou de seu filho Temmin, que um dia se tornará “Snap” Wexley, dos combatentes da Resistência no Despertar da Força, e o recruta, além de um caçador de recompensas e um desertor imperial, em uma missão para encontrar o marido desaparecido. As consequências são seguidas por duas sequências, Life Debt(5 ABY) e Empire’s End(5 ABY).
Last Shot (7 ABY)
Após anos de amizade, Han e Lando relembram sobre envelhecer enquanto enfrentam o mesmo velho problema em que esses dois sempre parecem se meter. Este é um romance obrigatório para Solo: A Star Wars Story.
Bloodline (28 ABY)
Star Wars: Bloodline, de Claudia Gray, fornece uma imagem mais clara do estado da galáxia antes de The Force Awakens do que qualquer outra nova entrada canônica. A Nova República está firme há quase trinta anos, e os eventos no romance sugerem coisas para o cenário caótico que vimos no Episódio VII.
Phasma (28 ABY)
A história da temida executora da Primeira Ordem é revelada em segunda mão através de um espião da Resistência interrogado pela Primeira Ordem. O romance Phasma explora o planeta irradiado Parnassos e a maneira como Phasma conheceu Brendol Hux, lançando alguma luz sobre o principal stormtrooper sem explicar tudo por trás da máscara.
The Perfect Weapon (28 ABY)
“The Perfect Weapon”, de Delilah S. Dawson,foi o primeiro conto a apresentar um dos novos personagens de The Force Awakens. Como os listados anteriormente, ele faz parte da linha Jornada ao Despertar da Força e foi lançado como um ebook e trecho no Star Wars Insider # 163. Bazine Netal, a mulher que informa a presença dos combatentes da Primeira Ordem da Resistência no castelo de Maz Kanata, trabalha como segurança e contrata uma arma nesta história. Não ocorre ao mesmo tempo que The Force Awakens ou ilumina particularmente as ações de Bazine durante o filme, mas se você estiver interessado nela pelos poucos vislumbres de The Force Awakens, vale a pena conferir.
Bait (28 ABY)
A história de Star Wars Insider que mais se aproxima de The Force Awakens até agora também está ligada a “A Arma Perfeita”. Bait segue Grummgar, o alienígena visto descansando com Bazine no palácio de Maz Kanata. Como “A Arma Perfeita”, ela ocorre em um momento não especificado antes do filme e mostra uma viagem de caça que não corre como o esperado.
Tales from a Galaxy Far, Far Away: Aliens (28 ABY)
Embora quatro das histórias desta coleção tenham sido lançadas como e-books, seis delas, todas de Landry Q. Walker, estão disponíveis apenas nesta coleção. A antologia conta histórias selecionadas da vida dos habitantes do palácio de Maz Kanata, incluindo o policial de Jakku Constable Zuvio e o Corsair Carmesim de máscara vermelha. As histórias seguem a tradição das antologias “Tales” de Legends, que foram definidas na Trilogia Original e têm algumas conexões surpreendentes com as Prequels.
Marvel’s Poe Dameron (34 ABY)
Antes de destruir a Base Starkiller, o ás do piloto de resistência Poe Dameron já estava assumindo missões da General Leia e lutando contra a boa luta contra a Primeira Ordem. Esta série de quadrinhos mostra o que Poe estava fazendo antes de conhecer Lor San Tekka em Jakku.
Marvel’s C-3PO Special (34 ABY)
Quer saber o que estava acontecendo com o braço vermelho de Threepio em The Force Awakens? Este toque único conta a história de uma aventura dróide para as idades que é surpreendentemente cheia de emoção. Quem sabia que os dróides podiam sentir tanto?
Before the Awakening (34 ABY)
Há algo a ser dito sobre não ter que responder todas as perguntas sobre um grande universo de ficção científica em um filme, mas para as pessoas que têm perguntas sobre O Despertar da Força, este é o livro que as responde. Como Poe Dameron se tornou parte da Resistência? Como era realmente a vida de Finn no corpo de stormtrooper da Primeira Ordem, e por que ele tomou sua decisão sobre Jakku? Quando Rey aprimorou suas habilidades de pilotagem? Before the Awakening responde a todas essas perguntas e conta três histórias divertidas, adequadas para jovens leitores.
Resistance (34 ABY)
Sobrepondo-se a O Despertar da Força, Resistance segue o antigo piloto da Nova República, Kaz Xiono, em uma missão para descobrir um espião de Primeira Ordem em uma plataforma flutuante, onde pilotos de naves dominam. Kaz é acompanhado pelo aspirante a piloto Tam e pelo peculiar Neeku na oficina de mecânica dirigida pelo ex-piloto Jarek Yeager. Poe Dameron, BB-8, General Hux e Capitão Phasma fazem participações especiais nessa brincadeira descontraída de Star Wars, que pode ser melhor para os jovens que não estão prontos para os rebeldes.
The Force Awakens (34 ABY)
A queda de Darth Vader e do Império levou ao surgimento de uma nova força sombria: a Primeira Ordem. Eles procuram o jedi Luke Skywalker, desaparecido. A resistência tenta desesperadamente encontrá-lo antes para salvar a galáxia.
Marvel’s Captain Phasma (34 ABY)
Situado imediatamente após O Despertar da Força, A Capitão Phasma segue o stormtrooper fora do compactador de lixo no qual ela foi presa no final do Episódio VII. Ela rapidamente encontra seu caminho para um planeta inóspito em busca de Sol Rivas, um tenente da Primeira Ordem e a única pessoa que sabe que Phasma abaixou o escudo da Base Starkiller. A história em quadrinhos mostra como Phasma escapou e algumas das escolhas difíceis que ela teve que fazer depois.
Canto Bight (34 ABY)
A coleção de romances de Canto Bight inclui quatro histórias ambientadas na luxuosa cidade dos cassinos de The Last Jedi. Seus visitantes variados incluem um jogador de azar, um servidor de cassino e um vendedor que ganhou uma viagem à cidade.
The Last Jedi (34 ABY)
A tranquila e solitária vida de Luke Skywalker sofre uma reviravolta quando ele conhece Rey, uma jovem que mostra fortes sinais da Força. O desejo dela de aprender o estilo dos Jedi força Luke a tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre. Enquanto isso, Kylo Ren e o General Hux lideram a Primeira Ordem para um ataque total contra Leia e a Resistência pela supremacia da galáxia.
Formada em Química, professora às vezes e pesquisadora em tempo integral. Fez curso de cinema, mas sem paciência pra cinéfilo, ama quadrinhos e odeia sair de casa.