Análise | Attack On Titan — Você precisa assistir!
24 Setembro, 2019Ataque dos titãs, ou Shingeki no Kyojin como é originalmente conhecido, é um anime japonês lançado em 2013, baseado em um mangá do mesmo nome escrito por Hajime Isayama. É bem possível que esse anime te soe familiar, afinal foi um grande sucesso tanto de vendas quanto de audiência.
A história se passa em um mundo onde a humanidade é ameaçada por criaturas gigantes, chamadas de Titãs que se alimentam de pessoas. Devido a essa ameaça a população passa a viver cercada por muralhas, para própria segurança e sobrevivência.
A partir disso inicialmente o anime vai acompanhar o personagem Eren, sua Irmã adotiva Mikasa e seu amigo Armin, logo após perder sua mãe em um ataque a uma das muralhas a qual ele vivia que é quebrada por uma espécie de titã diferente, chamado de titã colossal e conseqüentemente é invadida por titãs causando um verdadeiro desastre. Após o acontecido, Eren faz uma promessa a se mesmo, jurando proteger a humanidade e matar titãs, se alistando na tropa de exploração.
A premissa do enredo pode parecer complicada, mas logo no primeiro episodio você é situado no mundo do anime, que ao decorrer da temporada vai ficando mais claro. Ataque dos Titãs é sem duvidas um dos melhores animes dos últimos tempos e uma série de motivos explica a qualidade dele.
O roteiro é construído ao longo dos episódios a trama é bem feita e não se limita a clichês comuns em várias animações do gênero, é bem importante que preste atenção em cada segundo, pois o anime tem varias reviravoltas surpreendentes. Em relação à construção dos personagens tem alguns problemas quanto ao desenvolvimento deles, afinal a certa quantidade deles, porem não é algo que incomode tanto a ponto de estragar a experiência assistindo. Outra critica em relação aos episódios, é a velocidade dele que em alguns momentos são lentos, porém não é um grande problema afinal não se perpetua por toda a temporada.
A ambientação e a mitologia criada são incríveis, nada muito extraordinária, mas cuidadosa, um exemplo é o aparelho que os personagens utilizam na luta contra os titãs que é altamente bem feito, e contrasta com o ambiente em que eles estão inseridos que tem uma pegada meio medieval, podendo ser vista na arquitetura das casas e no sistema político do anime.
As cenas de luta são incrivelmente bem pensadas e construídas, a movimentação dos personagens durante essas cenas, mais uma vez destacando os aparelhos de luta que dá a dinâmica e movimentação necessária e deixa uma mistura de nervosismo e empolgação a quem está assistindo, principalmente devido ao fato do anime não ter medo de certas escolhas, então, as chances de perder um ou mais personagens durantes essas cenas podem ser máximas.
Ataque dos Titãs mescla muito bem o seu gênero entre o mistério, ação e até mesmo o terror, as emoções dos personagens, as situações tensas e a empolgação, são elementos presentes em toda a temporada. Ele não tem medo de se arriscar, inclusive chega a ser um pouco sangrento e talvez esse aspecto não agrade a quem não goste muito de animes mais violentos.
O anime conta atualmente com três temporadas e vale à pena assistir, pois tem uma trama interessante que desperta curiosidade, escolhas arriscadas, roteiro bem construído e uma trilha sonora impecável, alem de uma estética bonita e bem elaborada que com certeza é um prato cheio pra uma boa experiência.
Apaixonado por cinema, cerveja e cultura POP. Negro e defensor do cinema nacional