Crítica | 1ª temporada de Sob Pressão: Precisamos valorizar mais as produções brasileiras
22 Setembro, 2019Sob Pressão é uma série que deriva do filme com o mesmo nome lançado em 2016, que por sua vez deriva de um livro que conta a história de um jovem médico que mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo sistema público de saúde, com hospitais em estado precário não quer desistir de salvar vidas. Sob Pressão é uma série brasileira co-produzida pela Rede Globo com a Conspiração Filmes (uma produtora independente de filmes brasileiros). A série foi criada por Renato Fagundes e Jorge Furtado, o excelente roteiros foi escrito por Antonio Prata, André Sirangelo, Claudia Jouvin, Cláudio Torres, Flávio Araújo, Lucas Paraizo, Luiz Noronha e Márcio Alemão
A primeira temporada foi lançada no canal em 2017 e atualmente se encontra no serviço de Streaming, o Globo Play.
Vamos começar falando do filme?
O filme se passa no tempo de 24h e acompanha a rotina de um hospital público que se encontra próximo a uma favela. O enrede do filme são três pacientes que chegam quase ao mesmo tempo no hospital: uma criança, um policial e um traficante. Os três foram feridos no mesmo tiroteio e o Dr. Evandro (Júlio Andrade) e sua equipe precisam realizar essas três cirurgias. A grande polêmica na época foi a de que eles teriam que fazer uma escolha de quem iriam ter que salvar primeiro.
Devido ao grande sucesso do filme, com atuações incríveis e um roteiro que te prende do começo ao fim, se originou a série.
É inegável dizer que a produção da série é uma das melhores já vistas nas telinhas brasileiras. O que me prendeu desde o primeiro episódio foi a fotografia e a direção que casaram lindamente. Os responsáveis são Mini Kerti e Andrucha Waddington, que dirigiu Casa de Areia, protagonizado pela Fernanda Torres e a grande Fernanda Montenegro. Ao contrário das séries estadunidenses sobre médicos, Sob Pressão traz sua essência brasileira mostrando as dificuldades que a corrupção causa no sistema de saúde e a luta dos médicos e enfermeiros contra esse sistema, e, às vezes, até cedendo a ele para que possam salvar vidas.
Além da luta contra a falta de medicamentos, o caos no hospital, a falta de materiais necessários para a realização de muitos procedimentos que leva aos médicos utilizarem da imaginação para improvisar materiais para operar, a série também consegue focar na vida de cada personagem e vai se aprofundando neles ao longo da temporada. Detalhe que cada episódio fala sobre temas importantíssimos como a violência contra a mulher, doação de sangue, abuso infantil, suicídio, aborto, HIV, dentre muitos outros, e no final de cada episódio a Rede Globo nos mostra como denunciar ou procurar ajuda com telefones úteis e informações.
Além da fotografia, que já mencionei meu encanto, a série, assim como o filme, nos mostra um roteiro que mescla ação, drama, críticas sociais e um aprofundamento imenso em cada personagem e também na vida dos pacientes. Além, claro, dos personagens principais que trazem atuações incríveis, Júlio Andrade (que também dirigiu alguns episódios da série) e Marjorie Estiano que o diga. Principalmente a Marjorie Estiano que interpreta a médica Carolina e foi indicada esse ano ao Emmy como melhor atriz pela série, a atriz comentou em seu instagram: “Muito orgulho. Muito agradecida por essa indicação ao Emmy. Sob Pressão é realmente um projeto muito especial, muito sensível e muito necessário. Eu vejo isso, eu ouço e eu sinto em mim, na equipe, no público”
A atriz ainda comentou sobre a visibilidade da série dentro e fora do Brasil:
“A gente percebe que não está sozinho. Que estamos sendo vistos e ouvidos! A saúde é um tema muito importante no mundo todo e um espelho de cada país. O Brasil é lindo, com gente muito trabalhadora, bem-humorada, criativa, forte, perseverante. Acho que a nossa indicação fortalece ainda mais esse processo de apropriação das questões do nosso país. É mais um sopro a empurrar o barco pra frente”
Além do Júlio Andrade e da Marjorie Estiano temos outros grandes nomes de peso que fortalecem ainda mais o elenco como o Bruno Garcia, Tatsu Carvalho, Heloísa Jorge, Stepan Nercessian, Orã Figueireido, dentre muitos outros que agregam para que a série seja extremamente relevante e que te fazem prestar atenção a cada minuto tanto pela atuação quanto pelo roteiro.
Sob Pressão é hoje uma das séries mais relevantes do Brasil porque ela toca na ferida, na corrupção que assombra nosso país, é uma crítica social fortissíma. E claro, precisamos dar mais valor a nossa cultura, as coisas produzidas em nosso país, a indicação da Marjorie já mostrou que lá fora estão vendo a gente, que tal também valorizarmos isso?
A série já se encontra em sua 3º temporada, todos os episódios estão disponíveis no Globo Play.
Uma jovem estudante de Direito e apaixonada pelo Superman. Sou apaixonada também por quadrinhos e super-heróis porque vejo neles uma forma de mudar o mundo, nem que seja só um pouquinho. Tento passar esse sentimento pelos meus textos, espero que gostem!