Guia de Leitura | Luke Cage – O filho do Harlem
16 Setembro, 2019Quando um homem negro é preso indevidamente, ele se submete a passar por um experimento científico na cadeia, para ter sua liberdade condicional. Ele recebeu um tipo de variação do soro de super soldado, ganhando maior resistência física, força e uma incrível pele à prova de balas. Ele é o Luke Cage o Herói de Aluguel.
Agora como um homem livre, Cage começa um negócio como um Herói de Aluguel e suas histórias tratam da violência sancionada pelo Estado contra os negros. Suas histórias envolvem questões do cotidiano em bairros marginalizados como o famoso Harlem, onde gangues e tráfico de drogas e armas disputam territórios. Isso o faz ser um dos herois negro mais importante em acescenção na Marvel. Juntamente com Pantera Negra e o Falcão.
Sua criação tem totalmente a ver com os anos 70, quando o movimento “Blaxploitation” surgiu no EUA e como a Marvel gostar de explorar o que a cultura pop está em alta, aproveitou o momento para lançar seu personagem. Luke inicialmente vinha a dar certo, mas não por muito tempo. Suas primeiras edições tiveram poucas impressões. Hire for Hire – Literalmente ”Herói de Aluguel”. O Blaxploitation é um cinema que responde ao seu tempo, um gênero composto de filmes que tiram os negros dos papeis coadjuvantes serviçais e idealizam a figura do herói. (abraccine.org/)
Apesar de sua tamanha importância, não começou sendo um grande sucesso e logo mais a Marvel teve que fazer outra jogada, colocando-o junto com o Punho de Ferro. Surge então uma dupla que deu muito certo “Power Man & Iron Fist”. Um homem de rua com pele impenetrável e o filho de um bilionário que dominava lutas marciais.
Brian Michael Bendis foi um dos responsáveis, por assim dizer, “repaginar” a narrativa de Luke Cage, o juntando com Jessica Jones em Alias, ligando com os personagens daquele ponto em diante em outras histórias, e em seguida o mesmo se juntou aos Novos Vingadores ao lado de quadrinhos de sucessos da editora, como Homem-Aranha e Wolverine.
Na tv, ele apareceu em Jessica Jones e em 2016, a Marvel o deu a sua adaptação solo para a Televisão, a série Luke Cage na Netflix, chegando a duas temporadas e por fim os Defensores.
Agora se quer começar a ler os quadrinhos e precisa de um guia para isso, mostraremos algumas das histórias mais importantes para conhecer um dos mais importantes heróis urbanos da Marvel Comics.
Anos 70 – Hire for Hire e Power Man & Iron Fist.
Se você já conhece o termo “Blaxploitation” ou quer conhecer e entender a referência, e ainda quer conhecer sua história de origem, então aqui está o seu ponto de partida. Essa série do anos 70 conta com um visual totalmente adequado da epoca de Luke, mesmo alguns momentos perturbadores. Afinal de contas, estamos vendo homens escritores brancos tentando reproduzir a vivência de homens negros. Você também vai contar com a sua parceria com Punho de Ferro e ter o melhor da briga de rua junto com o Kung Fu, no melhor estilo dos anos 70 e cheio de referências a cultura pop que era marcada por filmes desses estilos.
Leitura:
- Here Fore Hire (1972) – Escrita por Archie Goodwin.
- Power Man (1974) – Escrita por Len Wein.
- Power Man & Iron Fist (1978) – Escrita por Chris Claremont.
Se você preferir, existe uma coleção resumida da suas histórias de Origem intitulada: Power Man & Iron Fist Epic Collection: Heroes for Hire. Essa edição reúne os melhores quadrinhos das 3 edições acima.
Anos 90 – Segundas Chances
Se você prefere ler histórias mais atuais e diferente da ambientação dos anos 70, então pode começar por essa coleção que reúne os quadrinhos dos anos 90 de Luke Cage. Nada de Power Man, somente o Herói de Aluguel.
Leitura:
- Luke Cage: Seconds Chances – Volume 1 e 2. Escrita por Marcus Mclaurin. Essa coleção foi lançada em 2015 e conta com as edições #1 a #12 e #13 a #20 de CAGE (1992).
Anos 2000’s – Alias, Marvel Knight e Pulse.
Marvel Knight, que logo se fundiu com a Marvel Max, são uma linha de quadrinhos com temas mais adultos e sérios. Nesse ano também, Luke entrava para as histórias de Jessica Jones, em Alias, escritas por Bendis, que mais tarde se transforma em The Pulse.
Leitura:
- Alias (2001) – Escrita por Brian Michael Bendis.
- CAGE (2002) – Escrita por Brian Azzarello.
- The Pulse (2004) – Escrita por Brian Michael Bendis.
Os Novos Vingadores, Guerra Civil, Dinastia M, Invasão Secreta…
Se você tem preferência por ver Cage interagindo com histórias e prefere ler quadrinhos de equipe, então você pode vir direto pra essa sessão. Bendis após colocar Luke nas histórias com Jessica Jones, também o faz se juntar aos Vingadores. Alguns Vingadores morreram após Wanda Maximoff perder o controle de seus poderes e deixar o universo em estado caótico. Então assim surge uma nova equipe, os Novos Vingadores, Cage foi um dos principais dessa formação e mais a frente, na Guerra Civil, ele é um dos principais da trama. As questões que envolviam a sua família com Jones foram muito importante para o desenrolar da história. Cage participa como um Vingador, de vários eventos e sagas populares da Marvel.
Leitura:
- New Avengers (2005) – Escrita por Brian Michael Bendis.
- New Avengers: Luke Cage (2010) – Escrita por Antony Johnston e John Arcudi.
- Dark Avengers (2012) #175 & 177-183. (Varios Escritores)
- The Heroic Age – New Avengers & Thunderbolts (2010 – 2012) (Varios Escritores)
- Avengers Origin: Luke Cage (2012) – Escrito por Mike Benson, Adam Glass.
- Guerra Civil, Dinastia M e Invasão Secreta, Era de Ultron entre outras são grandes sagas populares dos quadrinhos em que Luke esteve presente em boa parte delas, se não todas. Logo ficaria difícil lista-las, mas a dica fica para ver sua participação com os heróis mais conhecidos e claro, sua participação ativa como um Vingador.
All-New, All-Diferent Marvel
Os Herois de Aluguel – Luke Cage e Danny Rand estão juntos novamente em uma nova história, completamente reformulada. Novos vilões, herois e brigas com o melhor dos dois personagens e uma dupla extremamente divertida. Assim, a Marvel também volta com o seu título os Defensores e a equipe agora composta por Jessica Jones, Demolidor, Punho de Ferro e claro o Luke Cage tem alguns assuntos a resolver.
Leitura:
- Power Man & Iron Fist (2016) – Escrita por David Walker.
- The Defenders (2017) – Escrita por Brian Michael Bendis.
Veja também…
Leitura:
- Daredevil: Cage Match (2010) – Dê uma olhada em um pouco da história brutal entre Luke Cage e Demolidor; um respeito mútuo que logo se separa.
- Luke Cage Noir (2009) – Cage está prestes a aprender que voltar para casa nunca é fácil e, para sobreviver, ele pode ter que matar muita gente.
Sou cinéfila e meu filme favorito é indie e pouco conhecido, ele se chama Barbie Fairytopia.