Marvel Comics | Art Spiegelman diz que foi vetado pela Marvel por fazer críticas ao Donald Trump
17 Agosto, 2019Não é a primeira vez que a Marvel censura questões politicas-sociais na editora.
Texto retirado do CBR:
O criador lendário Art Spiegelman, cuja Maus foi a primeira graphic novel a ganhar um Prêmio Pulitzer, diz que para o Marvel: The Golden Age 1939-1949 da Folio Society ele fez uma critica a Donald Trump mas foi obrigado a tirar.
Segundo o The Guardian, Spiegelman foi abordado para escrever uma introdução para a Marvel: The Golden Age 1939-1949. Seu ensaio examinou como os criadores judeus da época usavam super-heróis para falar sobre questões políticas. Na conclusão, Spiegelman escreveu: “No mundo real de hoje, o vilão mais maligno do Capitão América, o Caveira Vermelha, está vivo na tela e um Caveira Laranja assombra a América”.
A Folio Society respondeu ao ensaio de Spiegelman dizendo-lhe que a Marvel Comics queria permanecer “apolítica … e não permitir que suas publicações assumissem uma postura política”. Foi então dito a ele que o ensaio não seria publicado, a menos que a linha equivalente ao Caveira Vermelha ao presidente Donald J. Trump fosse removida. Spiegelman recusou e depois publicou o artigo com o The Guardian.
“Eu não me considero especialmente política comparada com alguns dos meus companheiros de viagem, mas quando pedi para matar uma referência relativamente anódina a uma Caveira Laranja, percebi que talvez tivesse sido irresponsável ser brincalhão sobre a terrível ameaça existencial que agora conviver com, e retirei a minha introdução “, escreveu Spiegelman.
“O fascismo internacional novamente está em alta … e os deslocamentos que se seguiram à crise econômica global de 2008 ajudaram a nos levar a um ponto em que o próprio planeta parece estar prestes a derreter”, continuou ele. “O Armagedom parece de alguma forma plausível e todos nós nos tornamos crianças indefesas com medo de forças maiores do que podemos imaginar, procurando por descanso e respostas em super-heróis voando através de telas em nossa capela de sonhos.”
O vencedor do Prêmio Pulitzer, em seguida, mencionou que o relacionamento do presidente da Marvel Entertainment com o presidente, “é amigo de longa data de Donald Trump, conselheiro não-oficial e influente e membro do clube de elite Mar-a-Lago em Palm Beach, Flórida E Perlmutter e sua esposa recentemente doaram $ 360.000 (o máximo permitido) para o Comitê de Arrecadação de Fundos da Orange Trump Victory Joint para 2020. ”
A Marvel Comics e a Folio Society não responderam aos pedidos do The Guardian para comentários.
Originalmente serializado na revista Raw, Maus conta a história do pai de Art Spiegelman, Vladek, e suas experiências no Holocausto. O livro é famoso por usar ratos para representar judeus e gatos para alemães. A graphic novel ganhou o Prêmio Pulitzer em 1992.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.