5 HQs nacionais que todo fã de quadrinhos deveriam ler!
6 Agosto, 2019O mercado de historias em quadrinhos é bastante consumido no mundo, porém as histórias ficam meio restritas há alguns gêneros ou editoras especificas, em especial das americanas.
Os produtos de cultura pop nacionais como, filmes e HQs são muitas vezes subestimados por nós mesmos, até porque existe todo um mercado que contribui para isso como a massiva propaganda desse material em todo lugar, e pouco espaço para os próprios brasileiros divulgar o seu trabalho. Então consumir e valorizar esse tipo de conteúdo é de extrema importância.
E sabendo você que o Brasil também é rico em histórias que valem muito a pena serem consumidas nesses formatos e que mostram mais da nossa cultura e talento de nossos artistas, nessa lista você vai conferir 5 HQs nacionais que vale a sua leitura e o seu tempo, riquíssimas em cultura nacional e que te prendem do início ao fim!
Papa-Capim: Noite Branca
Lançada em 2016, com o roteiro de Marcela Godoy e do Renato Guedes, do selo Graphic MSP a reinterpretação do conhecido personagem da Turma da Monica em uma historia diferente, com elementos do folclore brasileiro, mistério, terror sobrenatural e com uma arte interessante onde o protagonista se ver em uma grande missão.
Turma da Monica: Laços
Talvez a mais conhecida da lista, a HQ da turma mais popular dos quadrinhos brasileiros, ganha uma nova historia, com roteiro e arte de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi a historia que é mais uma do selo Graphic MSP, vai acompanhar os personagens Cebolinha, Monica, Magali e Cascão na busca do floquinho (cachorro do cebolinha) em uma narrativa leve com uma arte incrível. A HQ foi base de inspiração pra o filme que estreou agora em 2019 e que foi um grande sucesso entre o publico.
Síncope
A historia vai cotar um dia da musicista, Laura, que tem ansiedade. HQ vai contar da forma mais real a convivência da protagonista e sua patologia. Escrita por Aline Zouvi e lançada em 2017 a HQ foi bastante elogiada pela critica.
Dora
Mais uma de terror na lista, a historia vai acompanhar o drama de uma mãe que se ver em um caso no qual tem que provar a inocência da filha Dora, uma jovem diferente que esta sendo acusada de 15 assassinatos. A grande questão do enredo é: Dora é realmente tão inocente quanto sua mãe pensa? A HQ conta com 128 páginas e foi escrita por Bianca Pinheiro.
A infância do Brasil
A Infância do Brasil é uma historia em quadrinho nacional escrita e ilustrado por José Aguiar e vai nos levar a períodos históricos que ocorreram no Brasil desde sua colonização aos dias atuais. Essa é uma história dividida em seis capítulos, retratando as diferentes infâncias dos brasileiros, desde o trabalho infantil no período colonial (mais especificamente no século XVI) ao descaso nos dias atuais (século XXI), mostrando ao leitor que independente do contexto histórico a desigualdade sociocultural é um problema que está presente na estrutura do Brasil há muitos anos e se perpetua até hoje.
Boa leitura!
Apaixonado por cinema, cerveja e cultura POP. Negro e defensor do cinema nacional