Coluna | A arte dos quadrinhos e como eles nos inspiram
26 Julho, 2019Li em algum lugar que a arte é inerente ao ser humano. A arte, desde os primórdios, é uma maneira de expressarmos aquilo que sentimos, seja desenhando, pintando, escrevendo, nós precisamos nos expressar tanto o que está dentro de nós quanto a nossa volta.
Atualmente o ser humano têm diversas maneiras de expressar a arte e apreciar a arte também é uma forma de ser artista. Normalmente apreciamos aquilo que gostamos e aquilo que nos inspira a levar nossa vida e até o que fazer com ela. Diante de diversos livros, desenhos e com o surgimento de filmes e séries ficou mais fácil apreciarmos a arte, mesmo que não saibamos que estamos fazendo isso. Enfim, os quadrinhos são também uma arte, e como toda boa arte eles tentam nos fazer refletir e mostrar a realidade do mundo a nossa volta, como, por exemplo, os X-Men que que fazem uma analogia a como as minorias são tratadas na sociedade, o medo dos que são diferentes, o preconceito sofrido, a exclusão. Nos filmes temos uma super saga como Star Wars que nos mostra um mundo governado por ditadores cruéis, um mundo em que o poder subiu a cabeça dos que deveriam proteger a população contra esses ditadores e os tornaram cegos. Ou seja, a arte tenta nos passar várias mensagens importantes que, às vezes, ignoramos.
Nos quadrinhos temos muitos personagens inspiradores que lutaram e lutam muito por justiça, igualmente e paz. Além de algo divertido para passar o tempo, podemos encontrar nas histórias uma fuga, uma inspiração, até um rumo para nossa vida.
O primeiro super-herói dos quadrinhos foi o Superman, ele surgiu como um símbolo de justiça e esperança. As histórias do Superman rapidamente ganharam fama e o super-herói se tornou mundialmente conhecido, porque, imagine só, um homem super rápido, a prova de balas, super forte, o homem mais poderoso da Terra e que mesmo com todos os seus poderes escolheu ajudar a humanidade quando nem ela mais se ajuda. Outro super-herói também muito conhecido é o Homem-Aranha, justamente porque suas histórias nos trazem para a realidade. Peter é só um adolescente lidando com problemas da adolescência e que quando picado por uma aranha ganha superpoderes e precisa aprender a lidar com isso. Seu amadurecimento, suas perdas, as responsabilidades que ele passa a lidar com certeza reflete na vida de muitos adolescentes espalhados pelo mundo que estão apreciando arte e, muita das vezes, nem sabem disso.
A analogia que os quadrinhos fazem com a nossa realidade é algo que deve ser levado a sério, como, por exemplo, o Batman que carrega dentro de si um trauma de sua infância e que o aterroriza até os dias atuais. A Jessica Jones que foi tão frustrada pela vida e pelas tentativas de fazer algo certo que se tornou a pessoa que é: uma alcoólatra, solitária, uma pessoa traumatizada e que mesmo assim ainda tem um coração bom, lá no fundo, mas tem. Nós nos encontramos nessas histórias, nós tentamos fugir da nossa realidade e entrar num universo paralelo onde podemos ter super poderes e lutar contra todo o mal. A arte é inerente ao ser humano porque tudo à nossa volta é arte. Essa inspiração é que nos leva para frente, é poder nos encontrar em personagens e tentar trazê-los para a vida real, porque você pode ser um super-herói também! Sim, você pode. Quando você ajuda o próximo, quando você faz caridade, quando por menor que seja sua atitude você aja com compaixão, com amor.
Quando você acha que sua atitude não vai fazer diferença e mesmo assim você faz porque fez diferença para aquela pessoa e aquela pessoa vai repetir o ato com a próxima que estiver precisando de ajuda. A arte me inspira a ser uma pessoa melhor, o Superman me ensinou muitos valores que levo todos os dias para a vida, com certeza moldou meu caráter e me ajudou a ser quem sou hoje.
E você, de que maneira têm sido inspirado?
Uma jovem estudante de Direito e apaixonada pelo Superman. Sou apaixonada também por quadrinhos e super-heróis porque vejo neles uma forma de mudar o mundo, nem que seja só um pouquinho. Tento passar esse sentimento pelos meus textos, espero que gostem!