Análise | Filmes de terror ao longo das décadas

Análise | Filmes de terror ao longo das décadas

25 Julho, 2019 0 Por Marcos Marques

Terror é um dos gêneros mais populares seja em livro, séries e claro nos cinemas.

O gênero é marcado por diversos filmes desde serial killers como O Massacre da Serra Elétrica, Hora do Pesadelo e Halloween até filmes mais assustadores como o clássico Exorcista e A Bruxa de Blair. Ao longos dos anos, os filmes se tornaram cada vez mais populares devido a grandes franquias de terror e até mesmo filmes sem pretensões em sua grande maioria filmes independentes. Em 2019, o terror parece ter mudado um pouco o seu padrão apostando em filmes com temáticas diferentes atraindo as pessoas para uma mistura de suspensa e terror psicológico.

Em sua grande maioria, o terror tradicional vem decaindo a cada novo lançamento e os filmes convencionais de monstros e espíritos vem perdendo força no mercado e os estúdios estão apostando cada vez mais em reboots ou formulas repetitivas.

Com isso, listei alguns temas de filmes de terror que tem ganhado bastante destaque nas ultimas décadas

Os filmes com tema de invasão domiciliar talvez tenha sido o mais usado na última década. O objetivo desses filmes é se imaginar naquela situação: Correndo de um assassino dentro de sua própria casa. As situações que o personagem se encontra é desesperadora e bastante aflitiva.

Você é o próximo (Lionsgate)

Filmes: Os Estranhos, Hush: A Morte Ouve, Você é o próximo.

Os filmes de terror adolescente foram os que mais ganharam destaque e os que mais atraíram público no começo dos anos 2000 esse tipo de tema é relacionado a grupo de jovens que tentam desvendas mistérios ou então fugir de um assassino em série. A grande maioria desses filmes é sempre marcado por uma patricinha, um nerd, um valentão e o personagem central rendendo até mesmo diversos filmes de comédia.

Eu sei o que vocês fizeram no Verão Passado (Columbia Filmes)

Filmes: Pânico, Eu sei o que vocês fizeram no Verão Passado, O Segredo da Cabana.

Espiritos ou fantasmas são um dos temas mais usados no terror e é uma formula que funciona até hoje em dia. Na maioria desses filmes, são fantasmas que assombram lugares e e que atormentam seus moradores. É um bom e velho clichê de sempre: Uma família se muda para uma casa e coisas começam a acontecer, é recurso velho? Sim! Mas ainda funciona bastante nos cinemas.

O Grito (Columbia Pictures)

Filmes: O Grito, O Chamado, Poltergeist, Possessão, A Entidade.

Found Fountage é o estilo “câmera na mão” que foi popularizado devido ao filme A Bruxa de Blair e após alguns anos ganhou mais destaque com Atividade Paranormal. Esse estilo de filme tem como foco prender o público e tentar transparecer que o filme é real de alguma maneira, mas que, ao longo dos anos foi perdendo a força e deixando de lado o marketing de “baseado em fatos reais”.

Os filmes baseados em fatos reais são os que mais assustam as pessoas. Filmes desse estilo trazem a ideia de que a a história do filme já aconteceu e é contada através de relatos ou supostos sobreviventes da situação. A maioria desses filmes engloba os temas já mencionados como espíritos e Found Fountage que alguns filmes usaram a estratégia de marketing pra convencer o telespectador de que tudo que aconteceu é foi real.

A Bruxa de Blair (Europa Filmes)

Filmes: A Bruxa de Blair, REC, A Forca, Atividade Paranormal, Fenomenos Paranormais

Sim, eu sei que você tem medo a “mina do exorcista” e o filme de possessão demoníaca é um dos mais assustadores e um estilo muito clichê que querendo ou não se torna interessante pelo medo que as pessoas tem do demônio. Muitos desses filmes conseguem até te convencer se certa forma de que possessão demoníaca é real e outros até envolve padres, exorcismos e outras maluquices.

O Exorcismo de Emily Rose (Columbia Pictures)

Filme: O Exorcista, O Exorcismo de Emily Rose, Filha do Mal, Veronica e Evocando Espiritos