Os estereótipos de heróis negros nos quadrinhos

Os estereótipos de heróis negros nos quadrinhos

18 Junho, 2019 0 Por Murilo Fagundes

Ao analisar alguns quadrinhos e historias de heróis negros, surge uma serie de questões e debates sobre estereótipos negros quanto a sua trajetória. É importante estar sempre atento a esses clichês, desde os mais óbvios quanto aos mais escancarados.


Envolvimento com gangues

Luke Cage, Sam Wilson, Victor Stone (Ciborgue), o que estes heróis têm em comum? Acertou quem disse relação com gangues, esse talvez seja um dos estereótipos mais comuns quando se trata da origem dos heróis NEGROS. A comunidade negra sempre foi marginalizada na vida real, não seria diferente nas HQs, principalmente se levar em consideração a época a qual foram escritas, mas isso não e desculpa, a quantidade de heróis brancos sem envolvimento algum com o mundo do crime é incontável, mas quando se trata de heróis negro os números são outros.


Exército

8 ou 80! Maquina de combate, John Stewart, Monica Rambeau são exemplos clássicos, ok, ser um membro do exercito, marinha ou aeronáutica não é um problema, mas a freqüência com que os personagens são postos nesta categoria é tão repetitiva e comum que se torna um clichê chato, deixando claro o quanto essa formula e usada por escritores na hora de escrever historias de personagens NEGROS.

Como é retratada a África

Tirando pantera negra, as tribos e os povos africanos sempre são mostrados como povos selvagens e atrasados para representar sua “cultura”, além de ser uma visão erronia é extremamente problemática e racista, afinal selvageria não e sinônimo de cultura, porém na visão de alguns escritores sim. Outra questão é fato de sempre ter um artefato místico cobiçado por brancos como no caso do vibranium ou do totem da Vixen.


A quantidade de clichês que cercam os personagens negros são numerosos, e é impressionante como sempre são retratados da mesma forma independente da editora, alguns personagens como a Tempestade tem todos os estereótipos em sua característica: Tribo africana, Relação com o crime pra depois se tornar uma X-Men.

Mostrar uma vez ou outra é normal, afinal heróis carregam clichês comuns como um todo, porém quando se trata de um herói negro os clichês são mais repetitivos e muitas vezes racistas, eu desafio você leitor, a citar 5 heróis negros que não carrega nenhum destes estereótipos, difícil não é? Isso só nos mostra o quão problemática e repetitiva é esta questão que deve ser mudada o mais rápido possível, afinal os tempos são outros, e nós, queremos ver um herói negro, cientista, medico, professor, ginasta, dançarino ou qualquer coisa que não seja a repetitiva formula que perpetuou por tanto tempo.