Pesquisa mostra porcentagens das mulheres nas produções de animações!
10 Junho, 2019As empresas de animação estão agindo de forma hesitante para promover as mulheres a papéis-chave, produzindo e dirigindo os filmes e shows que realizam, de acordo com um novo estudo da USC Annenberg Inclusion Initiative.
Nos últimos 12 anos, 3% dos diretores de filmes animados eram mulheres, e apenas uma, “Jennifer Yuh Nelson”, do Kung Fu Panda 2, era uma mulher de cor. Na telinha, 13% dos episódios de programas populares de animação de TV a partir de 2018 tinham diretores do sexo feminino, três dos quais eram mulheres de origens raciais e étnicas subrepresentadas.
Essa falta de diversidade foi refletida nas histórias que se desenrolam em cinemas, televisão e dispositivos móveis. Filmes como “Moana” e programas de televisão como “Dora the Explorer” ganharam destaque ao se concentrar em personagens femininos, mas continuam sendo a exceção à regra. Apenas 17% dos 120 filmes de animação de maior bilheteria de 2007 a 2018 tinham uma liderança feminina ou co-lead, e apenas três desses filmes ostentavam uma mulher de cor como protagonista.
A televisão se saiu melhor. Os autores do estudo examinaram o primeiro episódio dos 100 melhores programas de televisão animados e determinaram que 39% do elenco creditado era do sexo feminino, com 12% do elenco formado por mulheres de cor. Defensores de inclusões, como a atriz Geena Davis, argumentam que a programação infantil desempenha um papel vital na formação de atitudes em relação ao gênero. Eles afirmam que oferecer personagens femininos mais capacitados ajudará a combater o sexismo.
As coisas eram mais justas nas suítes executivas de Hollywood. As mulheres compreendem cerca de metade dos executivos em animação e detêm metade das posições mais poderosas nas principais empresas de animação e estúdios de cinema. Isso está em contraste com a maioria dos grandes estúdios, que são dominados por executivos do sexo masculino.
Houve também um progresso significativo na frente de produção. Nos últimos 12 anos, 37% dos produtores de filmes de animação eram mulheres – em contraste, as mulheres produziam apenas 15% dos filmes de ação ao vivo.
“A proporção de mulheres nesse papel de liderança em animação e o progresso alcançado na última década indicam que há espaços em que a indústria está levando a inclusão a sério e afetando mudanças”, disse a Dra. Stacy L. Smith, fundadora e diretora do centro. . “No entanto, apenas 5% dos produtores de filmes de animação e 1% dos produtores de live action eram mulheres de cor. A indústria cinematográfica está completamente fora de sintonia com o público a esse respeito ”.
Mais uma vez, a televisão mostrou-se mais inclusiva. Vinte por cento dos produtores executivos de programas de animação, 17% dos produtores co-executivos e 34% dos produtores eram mulheres. Mas as mulheres de cor foram sub-representadas, compreendendo 6% dos produtores executivos e 8% dos produtores.
O relatório foi realizado em parceria com a Women in Animation, um grupo de defesa sem fins lucrativos, e foi lançado em conjunto com o Annecy International Animation Film Festival.
Fonte: Variety
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.