Debaixo da Capa | Hinata Hyūga: Seu destino foi ser uma ninja?
20 Maio, 2019Hinata é uma personagem totalmente diferente dos demais de Naruto, seu jeito tímido e acanhado é único da personagem, mas não é apenas isso. Por muitos anos, a personagem foi vista como ‘inútil’ ou a personagem feminina que apenas se entrega ao seu amor, no caso o Naruto. Mas qual a caminhada da personagem ao longo do anime?
Hinata é da herdeira legitima do clã Hyūga , uma das famílias mais antigas e respeitadas da Aldeia da Folha. Ela faz parte da ramificação principal, o seu pai, Hiashi nasceu primeiro do que o seu irmão gêmeo Hizash em questão de segundos o que fez ser da linha principal do clã. A linha secundaria é formada por Hizashi e seu filho Neji. Hinata também tem uma irmã, Hanabi, que desde pequena se mostrava extremamente poderosa, diferente da irmã.
Hinata por ser vez, é uma ninja Chunnin (uma das patentes ninjas, considerada baixa) mas seu destino nunca foi ser uma ninja, como seu próprio primo diz em uma das lutas mais marcantes de Naruto entre os dois. Mas afinal, o destino da personagem era ser uma ninja? E aqui vai a resposta: Não, nunca foi.
Hinata é pressionada a todo tempo, principalmente por ser a herdeira do seu clã. Os membros de sua família são extremamente poderosos e há quem acreditava que a família poderia ser mais habilidosa do que o próprio clã Uchiha. Seu próprio pai a humilhava constantemente e a entrega para Kurenai que era a sua ‘mentora’. Hinata luta constantemente, porém na maioria de suas missões ela fracassava. Sua equipe era composta com Shino Aburame e Kiba Inuzuka.
A trajetória da Hinata no anime é algo pra ser notado na nossa vida, ela claramente pode fazer uma alusão a uma pessoa que não gosta de fazer algo e está fazendo apenas para agradar alguém. Hoje em dia, muitos adolescentes que saem do ensino médio têm muita pressão psicológica dos pais ou de alguém pra ingressar na faculdade, fazer um curso pra ganhar dinheiro e as vezes a pessoa não quer seguir esse rumo na carreira profissional, mas devido a pressões da sociedade acaba fazendo sem a mínima vontade. Hinata nunca foi uma ninja, apesar de ser habilidosa e saber todos os poderes de sua família ela nunca quis ferir ninguém, nunca quis arrumar uma briga, as situações a colocam nesse rumo, mas ela se nega a todo momento.
Após um tempo, Hinata é “aceita” por seu pai já que ele via que a filha tinha muita inspiração no Naruto no momento no qual ela enfrenta o Pain e mesmo tendo sido derrotada ela o encoraja e ele acaba salvando a aldeia da folha e se tornando um herói. Muitos desses hate para com a personagem surgiram na conclusão do anime quando a mesma vira dona de casa, causando intriga com a maioria dos fãs que viam que a personagem tinham um grande potencial, diferente de outras que seguiram com sua vida ninja como Sakura, Tenten e Temari que possuem trajetórias totalmente diferentes.
Claro que muitos desses fatores vem do fato da maioria dos animes ‘Shounen’ serem machistas e focarem apenas em personagens masculinos, é uma constante reclamação de grande parte dos fãs do anime. Apesar de ser uma ninja habilidosa, Hinata é a representação de autoconfiança e força, já que ‘força’ não é representação apenas da física, como muitas pessoas pensam quando falamos de personagens femininas o que é muito errado.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.