Coluna | Mutantes no MCU: o que vai nos custar?
20 Abril, 2019Bom, não tem mais volta nem conversa: os mutantes são oficialmente da Disney. Em Junho nos despedimos do X-Verse com Dark Phoenix e a familiaridade do cast vai fazer falta.
Mesmo tendo aspectos e alguns filmes de bastante agrado dos fãs, a 21st Century Fox sempre teve dificuldade de retratar com clareza o universo dos X-Men. Não porque eram incapazes, mas porque a maior equipe da Marvel tem um contexto social e uma história tão complexa que antes de sequer ir as telonas, precisa ser minimamente calculado.
Sabemos que continuidade é algo que a Marvel Studios tem lidado muito bem desde Homem de Ferro em 2008, mas qual o preço disso?
Como grande fã da Marvel, percebo nitidamente a perda da qualidade de muitas histórias que foram adaptadas no universo cinematográfico, simplesmente porque essa linearidade exige conexões muito pontuais entre filmes, enquanto nos quadrinhos estamos acostumados com movimentações nada cronolôgicas. E sim, é arrogante limitar tantas personagens a apenas uma mídia, mas ai vem a grande questão: a dinâmica dos X-Men não é como a dos Vingadores, que no fim do dia, continuam sendo vistos como heróis pela maioria e podem simplesmente seguir suas vidas.
Os orçamentos, a qualidade de CGI, a estrutura pra filmagem; a Disney não se poupa, e a gente sabe. Mas se ter tudo isso significa perder a parte mais importante de uma equipe mais uma vez, talvez seja melhor esperar.
Esse papo pode parecer estranho, mas é só o receio que muitos fãs realmente tem.
Durante muitos anos, os X-Men viveram na sombra dos Vingadores. Não porque são menos grandiosos, mas porque a Marvel Studios passou a influenciar extremamente a Marvel Comics. Arcos que duraram mais e com melhores artes pros Vingadores, reboots confusos sem nenhum beneficio pros mutantes; simplesmente porque Avengers é um nome que atraí.
Infelizmente, esse momento é o momento dos Vingadores, e se o que sobrar pros mutantes for uma série de introdução no Disney+, a gente prefere deixar passar.
Super-heróis, insetos, e super-heróis com nomes de insetos.