Review | O Fascismo dá as suas caras em o Império Secreto
15 Abril, 2019Resumo da Saga Império Secreto da Marvel.
A realidade do Capitão América foi secretamente reescrita por Kobik, um cubo cósmico consciente que estava agindo sob a influência do Caveira Vermelha. Na nova história de vida de Rogers, uma agente da Hidra o recrutou para a maligna organização ainda criança, e ele foi criado para adotar sua ideologia: o forte comandando o fraco para o bem de todos. Nada o impedirá de levar a Hidra ao poder. E, depois de tomar de Maria Hill o cargo de comando da Shield, Rogers finalmente está pronto para dar sua cartada…
Meses de planejamento e manipulação, o país agora está sob o controle da Hidra. Os Inumanos são monitorados o tempo todo e os mutantes foram transferidos para um território soberano em Nova Tian. Capitã Marvel e alguns vingadores estão isolados além do escudo de defesa planetário dentro de uma redoma de força sombria que envolve Nova Iorque. Alguns poucos heróis que permanecem livres estão tentando se opor ao regime do novo “Capitão América” a partir de uma base nos arredores de Las Vegas. Mas, depois que resgatou uma jovem portando informações cruciais roubadas por Rick Jones, o Capitão América retaliou, enviando naves da Hidra para aniquilar a cidade e ordenou a execução de Rick Jones.
O Capitão América tomou o Estados Unidos para a Hidra. O restante dos heróis que escaparam de seus ataques, descobriu que um cubo cósmico se encontrava por trás da sinistra mudança de personalidade de Steve e pode ser capaz de reverter a transformação. Tony Stark e sua equipe convenceram sam wilson a leva-los para fora do país, mas seu destino é mais perigoso do que Stark revelou. Enquanto isso, a Viúva Negra lidera uma espécie de resistência, com um grupo de jovens heróis que estão buscando um meio menos piedoso de lidar com Rogers. Natasha acredita que o único meio de detê-lo é o matando, mas outros membros da resistência acreditam que o cubo cósmico estilhaçado detém a chave para a sua transformação e salvá-lo. Steve também está a procura do cubo, esperando usá-lo para reescrever a realidade à imagem da Hidra. Em uma série de acontecimentos, Steve Rogers captura o Pantera Negra, tirando Wakanda fora de combate. Assim como força Emma Frost, governante de Nova Tian, a se render. Steve consegue reunir fragmentos suficientes para completar a sua missão.
O Fascismo disfarçado de governo nas mãos do Capitão América
Aos amantes de quadrinhos, esta é mais uma história em que assume uma posição histórica semelhante à realidade, pois grande parte possui poder ideológico. Então não existe meio termo em questão. Estamos diante de um Soldado que cumpre ordem ou também é um anti-establishment. Capitão América levava estampado em seus títulos o nome “Sentinela da Liberdade” e sendo criado em meio à Segunda Guerra Mundial, é uma representação óbvia dos ideais do governo , concebido exclusivamente como um objeto de propaganda dos valores norte-americanos.
Antes de entender até onde a história o levou, é importante conhecer um pouco da história de Sam Wilson como Capitão América e os eventos que levaram Steve Rogers ali, todas as mesmas histórias foram publicadas pelo roteirista Nick Spencer. Ao longo da edição divididos em 12 capítulos e alguns Tie-ins, Steve foi o líder que deu ao povo o que eles precisam em troca de obediência e subordinação, prendendo e matando aqueles que se ousaram entrar em seu caminho. Isso incluiu seus próprios amigos, até mesmo Sharon Carter. Sua história se assemelha muito com a realidade, onde apostamos nossas fichas em diversas figuras públicas como se fossemos nossos salvadores. Quem diria não a ele?
A Hidra (Uma organização fictícia subversiva internacional dedicada à conquista do mundo), se aproveitou de uma série de eventos caóticos sobre a população para lançar o seu salvador. A revolta dos vilões em Pleasant Hill (Prisão construída por Maria Hill com fragmentos do cubo), o desastre em Nova York e uma invasão Chitauri acontecendo ao mesmo tempo criaram uma atmosfera de medo no mundo. Essa foi a oportunidade perfeita para atacar. Todas essas crises levaram o país a entrarem num estado de exceção (É quando o território, país ou estado vive uma situação de crise na qual a soberania do estado esteja em ameaça. Diante disso, o líder do país recorre a mecanismos de exceção do estado por tempo indeterminado e temporário). Tudo isso sob o comando do Steve Rogers do mal. Com a S.H.I.E.L.D. no poder e o Capitão ocupando o maior cargo, o país entrava em um regime militar. Fazendo a cabeça da população, que acaba se acostumando com o governo fascista.
Eles o seguiam cegamente principalmente devido ao uso de substâncias que alteram a mente no abastecimento de água, aumentando a subordinação da população. Mutantes foram deslocados para Nova Tian sobre o comando de Emma Frost, e os Inumanos estavam sendo mantidos em cativeiro em centros de detenção. Um punhado de heróis que não se tornaram exilados formou o Submundo, uma aliança de rebeldes super politizados e alguns civis liderados por Gavião Arqueiro.
Ainda envolvido pela cúpula da Força Sombria, Manhattan tornou-se uma “terra de ninguém”. A mutante Adaga atuava como uma fonte de luz por algumas horas ao dias. Não existia comunicação com o mundo exterior, comida ou água. Epidemias de doença por falta de saneamento eram também um dos problemas a serem lidados. Não sendo suficiente todo o caos, Wilson Fisk, Rei do Crime aproveitou a situação oferecendo ajuda em troca de retribuição futura do povo exilado.
Essa talvez seja umas das histórias mais ousadas da casa da ideias. Momentos como Steve Rogers maligno digno de um Mjolnir, Thor indigno do seu poder atrás de Jane Foster desaparecida. Temos a suposta morte da Viúva Negra nas mãos do Capitão, também os Vingadores preso sobre o escudo planetário. Crianças são obrigadas a reproduzir o mantra da Hidra nas escolas, assim como toda a população – Salve a Hidra! – Bizarro seria se não o fizesse. Os mutantes tomam uma postura passiva, durante o evento de Império Secreto – eles vivem exilados no país independente de Nova Tian sobre a ordem de Xorn, que por sua vez, é controlado mentalmente por Emma Frost, plenamente apoiada pelo Capitão América. Esse é um reflexo global, onde minorias são excluídas de participação no governo em geral.
O mais curioso de tudo isso, é que todos os problemas foram causados em um plano já estratégico por Steve antes. O que é muito certeiro: Propagar o medo com objetivo de convencer a população a abrir mão da liberdade por uma falsa sensação de segurança dada pelo Estado. Característica fiel de um governo fascista.
O fascismo surgiu no contexto do fim da Primeira Guerra Mundial, quando vários problemas, principalmente de ordem econômica, avolumaram-se no governo do rei Vítor Emanuel III. Apesar de ter sido um dos países que ganharam a guerra, a Itália, assim como os demais países envolvidos no conflito mundial, sofreu bruscos danos em sua estrutura econômica, o que gerou problemas de ordem social, sobretudo com relação aos trabalhadores do setor industrial. (Fonte: História do Mundo!)
Rogers em seu lado mais sombrio, ainda tem suas mesmas características de soldado fiel a sua pátria. Com suas razões para tudo que fez, sobre a população assolada pelo medo o qual estendeu a mão e o colocou no poder, lhe dando voz. Quando ele luta contra um inimigo externo, como o Caveira Vermelha, que o faz parecer bom e caridoso com seu povo. E quando ele afirma que tudo o que faz é para seu povo, o faz parecer um ótimo líder.
Um caso importante a lembrar, é quando o mesmo levanta o Mjolnir, o martelo de Thor, e fica clara a mensagem: Confiança. Cria-se uma falsa imagem de salvador da pátria. Ele é o digno. Mas não existe um salvador que não ouça o seu povo e suas necessidades. É por isso que em Império Secreto fala de esperança e luta, também fala sobre o medo pode levar a espécie de terror coletivo, onde as pessoas tomam medidas extremas e impensáveis, tudo pela segurança, levados por uma conversa onde alguém de cargo maior o rebaixa a apenas um fraco. Essa era uma mensagem da Hidra: O forte do comandando o fraco para o bem de todos. A Resistência marca uma linda mensagem de coragem e bravura, em busca do que é certo e de alguns não desistir de revelar a verdade e trazer a verdadeira ordem e paz outra vez. Acreditar em uma nação melhor para todos. Sam Wilson aqui antes um rejeitado com o manto do Capitão América, retorna, não sozinho e não em nenhuma soberania, ele luta ao lado de todos.
O resto da história? Bom, esse pequeno grande spoiler da saga seja uma influência para saber todo o desfecho em mais uma vez onde acontece o encontro do bem e do mal. Steve Rogers e o Steve da Hidra se encontram após ele retomar a sua vida e mostrar como todos estavam sendo enganados. A guerra tinha sido vencida. A esperança perseverou e o que antes parecia impossível agora é o momento que vivemos.
O quadrinho esta disponível na Panini!
Sou cinéfila e meu filme favorito é indie e pouco conhecido, ele se chama Barbie Fairytopia.