Análise | Zatanna Zatara: Hey, preste atenção em mim! Eu sou fascinante!
15 Abril, 2019Zatanna Zatara é filha do mágico Giovanni “John” Zatara e Sindella, membro da mística raça Homo Magi. Zatanna foi criada por seu pai em uma pequena casa em Nova York, perto do infame Arkham Asylum. A mãe de Zatanna “aparentemente” morreu depois de seu nascimento, mas ela finalmente descobriu que Sindella fingiu sua morte para retornar ao seu povo. Zatanna é uma descendente direta do artista e mágico Leonardo da Vinci, e está relacionada a Nostradamus, Alessandro Cagliostro, os notáveis alquimistas Nicholas Flamel e Evan Fulcanelli e Lord Arion of Atlantis. Seu primo, Zachary Zatara, que também é um mago.
Zatanna se tornou uma ilusionista de sucesso antes de descobrir seus verdadeiros poderes mágicos enquanto investigava o desaparecimento de seu pai. Em sua busca, ela pediu ajuda a vários heróis, incluindo Hawkman e Hawkgirl, Atom, Lanterna Verde, e homem elástico. Eventualmente, Zatanna localizou seu pai no mundo de Kharma, onde ela viajou ao lado de duplicatas mágicas dos heróis que conheceu em sua jornada e finalmente se reuniu com seu pai, que foi forçado a ficar longe, feitiço esse jogado por Allura. Zatanna, em seguida, continuou sua carreira como mago de palco e não muito depois, ela conheceu outros heróis notáveis como Flash, Supergirl e Green Arrow. Como ela perseguiu sua carreira de palco, ela contratou Jeff Sloane, um agente que logo se tornaria um amigo muito próximo, indo a várias aventuras com ela. Pouco depois de encontrar Jeff, Allura atacou-os, possuindo Zatara. Zatanna e Jeff tiveram que superar vários obstáculos em outras dimensões até que retornaram a Terra e derrotaram Allura para sempre. Por um tempo, Zatanna continuou sua carreira como mago de palco e também ajudou pessoas necessitadas com seus poderes Zatanna ajudou a Liga da Justiça da América em vários casos antes de ser eleita para a adesão plena. Como ela foi recrutada para a Liga da Justiça, Zatanna mudou sua roupa, também mudando seu pseudônimo de “Zatanna, o Mago” para “Zatanna a Feiticeira”.
Como membro da Liga da Justiça, o primeiro caso de Zatanna foi o mistério por trás de seu novo traje e a verdadeira identidade de sua mãe. Depois de saber que sua amnésia e o novo traje eram resultado de sua mãe tentando estabelecer uma conexão com ela, Zatanna e seu pai rastrearam Sindella até a cidade antiga dos Ocultos, com a ajuda da Liga da Justiça. Lá, Zatanna soube que sua mãe não morreu em um acidente de carro, mas foi sequestrada por seu próprio povo e levada de volta para a cidade secreta, já que eles precisavam de seus poderes para que sua civilização prosperasse. Infelizmente, o reencontro durou pouco enquanto Sindella se sacrificava para salvar Zatanna do mesmo destino que ela. Depois de um funeral adequado para sua mãe, Zatanna provou ser vital na derrota da Sociedade Secreta dos Super Vilões, quando descobriu seu plano de trocar identidades com membros da Liga da Justiça, disfarçando-se de safira estrela. Depois, Zatanna juntou-se ao Super homem para entender sua vulnerabilidade à magia e, mais tarde, Zatanna juntou-se a Batman para limpar o nome de um curandeiro da fé. Finalmente, e a fim de sair das sombras de seus pais, Zatanna decidiu mudar para uma nova fantasia mais uma vez, tornando esta versão mais próxima de sua própria personalidade e identidade.
Infelizmente, o trabalho dela como parte da Liga empurrou Zatanna sobre os limites de suas habilidades e depois de tomar parte em alguns dos casos mais notáveis da Liga, seus poderes mágicos começaram a diminuir até que suas habilidades místicas foram reduzidas pela metade; o que significa que ela só podia manipular a magia elementar, o que lhe permitia apenas controlar as forças naturais. Isso reduziu as atividades de Zatanna como parte da Liga e ela retomou parcialmente sua carreira de estágio sob a orientação de seu agente. Durante este tempo, Zatanna confrontou o The Shrieker, que recebeu poderes de Dark Zatanna, uma versão da Mistress of Magic que vivia em uma dimensão sombria e tentou matar Jeff para enfraquecer Zatanna. Ela conseguiu parar sua imagem escura no espelho e continuou sua carreira no palco. Quando a maioria dos membros da Liga estava ocupada, Zatanna era o único membro disponível para ajudar a Mulher Maravilha contra o Adjudicator. Em outra missão para ajudar Batman e Superman, Zatanna foi afetada pela poderosa magia negra e ela só se recuperou depois que Mulher Maravilha a levou para Paradise Island e usou o Purple Healing Ray nela. Em outro encontro próximo com o sobrenatural, Zatanna foi possuído por Hellrazer, um poderoso demônio que tentou usá-la para derrotar a Liga da Justiça, mas falhou. Uma de suas últimas atribuições como membro da Liga, foi ajudar Blue Devil contra o demônio/ entidade chamado Nebiros. Após a destruição do satélite da Liga da Justiça, os membros originais da Liga decidiram dissolver a equipe. No entanto, Aquaman, que era um membro fundador, decidiu criar a Liga da Justiça de Detroit e Zatanna se juntou à nova equipe formada por antigos e novos heróis.
Zatanna encontrou um equilíbrio entre sua carreira no palco e sua vida como membro da Liga da Justiça e depois de ajudar Blue Devil contra Nebiros mais uma vez, ela sobreviveu à crise que destruiu múltiplos universos e os combinou em um único universo. Infelizmente, esses eventos desencadearam forças sobrenaturais que ultrapassaram todos os seres e entidades na Terra. A iminente ameaça da Grande Escuridão foi primeiramente percebida por John Constantine, um ex-namorado de Zatanna. Constantine começou a reunir poderosos feiticeiros de todo o mundo para iniciar uma sessão para lutar contra a Grande Escuridão e logo chegou a Shadowcrest, pedindo a ajuda de Zatara e Zatanna, que concordou em ajudar. Ela e seu pai logo se juntaram a Constantine e Sargon, o Feiticeiro, entre outros, que se reuniram para lutar contra a Grande Escuridão. Durante a batalha, as Trevas atacaram os feiticeiros, matando Sargon primeiro e depois tentaram eliminar Zatanna. Mas Zatara lançou um feitiço para libertar sua filha do destino iminente, mas sacrificou sua própria vida no processo. Embora A escuridão tenha sido neutralizada por outras forças, Zatanna perdeu seu pai e essa perda a assombraria em muitas ocasiões.
Depois do sacrifício de Zatara, Zatanna retornou à sua carreira como mágico de palco e seu traje antigo, em homenagem ao seu falecido pai. Durante seu retorno triunfante, Zatanna ajudou seus velhos amigos Hawkman e Hawkwoman contra o bandido conhecido como Kite Man. No entanto, durante outras apresentações, Zatanna percebeu a presença de sua mãe nas proximidades e guiada por seus poderes, Zatanna começou uma missão para salvar os Homo Magi e encontrar a fonte secreta de sua magia. Esta aventura foi interrompida pelo mal Allura, que escapou de sua prisão e conseguiu superar Zatanna, prendendo-a usando magia negra. Zatanna eventualmente aprendeu o segredo de sua própria magia e escapou da armadilha de Allura antes de voltar para casa, deixando seu conflito com Allura sem solução. Eventualmente, Zatanna conseguiu uma colega de quarto chamada Sheri, sem saber que ela era seguidora de um cultista conhecido como Adam, que usou Sheri para atrair Zatanna para uma armadilha. O objetivo final de Adam era obter o DNA do Homo Magi de Zatanna e imbuir a substância em seu corpo, adquirindo maiores poderes. Zatanna foi presa e Adam conseguiu se tornar mais poderoso, mas esses poderes eram demais para sua mente humana e ele caiu em um estado catatônico profundo. Gypsy e Martian Manhunter foram atraídos para a localização de Zatanna e eles decidiram ajudar Adam, apesar de suas agressões passadas. Zatanna usou sua magia para entrar na mente de Adão e salvá-lo, aproximando os dois em um nível espiritual.
Zatanna decidiu deixar a Liga da Justiça e continuou sua carreira com Adão ao seu lado. Infelizmente, em seu primeiro show eles foram atacados pelo demônio maligno Wotan, que matou Adam e usou os membros de Zatanna para criar um novo corpo para si mesmo e retornar à Terra. Zatanna procurou a ajuda de Madame Xanadu e Specter se juntou aos esforços contra Wotan. O Specter libertou a alma de Zatara do aperto de Wotan e ele devolveu seu corpo a Zatanna, mas não conseguiu capturar o próprio Wotan. Apesar disso, Zatanna teve uma última chance de ver seu pai antes que sua alma pudesse morrer em paz. Mais tarde, Zatanna participou de uma reunião convocada por Specter, onde todos os seres místicos da Terra decidiram continuar protegendo a humanidade em um futuro previsível.
Enquanto Zatanna era membro da Liga da Justiça, o vilão Dr. Light invadiu seu quartel general e violou violentamente a esposa do Homem Elástico, Sue Dibny. Quando Zatanna e vários outros da liga voltaram, viram o que a Dra. Light havia feito. Uma briga começou e quando eles finalmente conseguiram subjugá-lo, ele começou a ameaçá-los e a suas famílias. Zatanna estava preparado para apagar as memórias de Light sobre o incidente, mas sua terrível brutalidade e suas promessas de fazê-lo novamente provocaram um debate entre os membros da Liga sobre adulterar ou não sua personalidade e impedi-lo de repetir seu crime. Zatanna, Hawkman e The Atom votaram por tal ação, enquanto Green Arrow, Black Canary e Green Lantern votaram contra. O Flash mudou de idéia e votou para permitir que Zatanna mexesse na mente de Light. Zatanna usou sua magia para fazê-lo, mas a dificuldade do processo resultou na diminuição acidental de seu intelecto. No meio de seu feitiço, Batman apareceu e tentou detê-los. Zatanna congelou, e eles votaram para que ela também apagasse suas memórias do incidente. A limpeza mental de Zatanna do Dr. Light não foi uma ocorrência isolada. Catwoman descobriu que sua jornada de vilão para herói e seus esforços resultantes para levar uma vida moral foram causados pela intervenção mental de Zatanna. Selina passou a desconfiar de suas lembranças, motivos e as escolhas que fizera desde aquele incidente. Em um ataque de raiva, Catwoman amarrou Zatanna e empurrou-a através de uma janela. Apesar disso, Zatanna ajudou Catwoman e, a pedido de Selina, os vilões insignificantes Film Freak e Angle Man, porque eles haviam deduzido a identidade secreta de Catwoman.
A amizade de Zatanna e Batman se degradou assim que Batman descobriu que ela havia adulterado sua mente. Ele começou a desconfiar dela e de seus outros amigos na comunidade de super-heróis. Quando Zatanna ajudou Batman com reconhecimento em um Lazarus Pit, ela perguntou por que ele veio até ela. “Eu precisava de alguém em quem pudesse confiar”, disse Batman, “mas eu tive que me contentar com você”. Com o tempo, no entanto, o relacionamento deles pareceu aquecer; Algum tempo depois, ele a chamou para obter informações sobre um contador de cartões envolvido em golpear o Pinguim. Ele não fez menção ao conflito, e casualmente a chamou pelo apelido de “Zee”. Zatanna e Batman também investigaram o assassinato de um dos ex-funcionários de Zatanna, que morreu durante uma apresentação em um dos shows de Loxias. Quando encontraram Loxias, ele revelou que não era quem eles achavam que ele era, ele era de fato o Coringa. O Coringa atirou em Zatanna e a trancou em um tanque de água. Ele conseguiu levar vantagem sobre Zatanna e Bruce no começo, mas Bruce quebrou a cadeira de palco para a qual ele estava amarrado para libertar Zatanna do tanque. Depois, Bruce ficou ao lado de Zatanna enquanto ela descansava durante a noite, sugerindo que ele ainda tinha sentimentos por ela. Quando Zatanna perguntou por que eles não iniciaram um relacionamento mais profundo, Batman declarou que enquanto ele queria abrir tudo para ela, ele não queria trazê-la para seu mundo escuro. Ambos partiram em um estado amistoso.
Logo depois, Zatanna conheceu Catwoman enquanto se apresentava em Gotham City. Depois de uma conversa rápida e uma sessão de leitura de tarô, Zatanna soube que Catwoman estava tendo problemas com Bruce e ela pediu para Selina falar com ele antes que fosse tarde demais. Mais tarde naquela noite, Selina foi atacada por Hush, que removeu seu coração de seu corpo. Depois que Batman recuperou seu coração e Selina estava se recuperando em um quarto de hospital, Zatanna conversou com o subconsciente de Catwoman e se desculpou por não ter dito a ela sobre o perigo enquanto lia os cartões. Antes de sair, Zatanna deu a Selina uma garrafa de pomada mágica que curaria a cicatriz de Selina mais rapidamente. Depois de sair da Liga da Justiça, Zatanna continuou sua carreira teatral e sua vocação como defensora contra ameaças místicas, tornando-se membro dos Sentinels of Magic. Ela também se tornou a autora do livro Hex Appeal: The Modern Girl’s Guide to Magic.
Em um grupo de apoio de super-heróis dirigido por Etta Candy, Zatanna contou como durante um ritual mágico fracassado para procurar pelos livros de seu pai, um de seus últimos feitiços invocados convocou um metamorfo chamado Gwydion, que matou seus companheiros. O trauma disso, combinado com sua culpa de suas memórias mentais, fez com que ela perdesse a confiança em si mesma e perdesse seus poderes. Com a ajuda de sua nova aprendiz, Misty Kilgore, ela conseguiu capturar Gwydion para usá-la como sua. Ela finalmente recuperou sua confiança e poderes, e os usou para derrotar Zor, um Time Tailor desonesto que lançou o Sheeda como uma praga para infectar e degradar todo o universo. Como recompensa, os outros Times Tailors permitiram-lhe uma última reunião com o pai, que revelou que seus livros estavam escritos nela, seu maior feitiço e presente para o mundo. Na batalha final contra o Sheeda, Zatanna lançou um feitiço para mover o tempo e o espaço, retroativamente posicionando os Sete Soldados da Vitória para derrubar o Sheeda. Zatanna atuou como membro da reserva da Liga da Justiça, auxiliando-os de vez em quando, quando sua perícia mágica era necessária. Ela recusou uma oferta de adesão plena, afirmando sua necessidade de fazer uma pausa de heroísmo. Ela permaneceu um guardião regular contra ameaças místicas, até finalmente ela fundar a Liga da Justiça Dark, com o seu tão amado John Constantine.
“Eu não estou dizendo que você não pode ser qualquer coisa que você quiser ser, mas toda a coisa de super-herói é muito mais do que apenas usar uma capa e ficar famoso” – Zatanna Zatara
Formada em Química, professora às vezes e pesquisadora em tempo integral. Fez curso de cinema, mas sem paciência pra cinéfilo, ama quadrinhos e odeia sair de casa.