Análise | Kamala Khan e o choque cultural nas HQs!
10 Abril, 2019Kamala Khan é sem duvidas um dos maiores acertos da Marvel Comics, a heroína mal chegou e já atingiu uma legião de fãs. Mas o que essa personagem tem de tão especial para cativar tanto os leitores? Bom os quadrinhos veio passando por uma reforma ao decorrer dos anos, de forma que se tornasse uma leitura universal e não para alguns e é exatamente isso que a Kamala carrega em suas paginas, uma linguagem divertida e diferente do que já lemos.
Na sua primeira Hq (Ms. Marvel #1) retrata o poderio que o espaço tem sobre a sociedade influenciando sua estruturas e relações. Por ser uma adolescente paquistanesa nos estados unidos é evidente que tenhamos o chamado “choque de Cultural”.
Choque cultural refere-se ao estado de ansiedade e confusão pelo qual passa alguém exposto a um meio cultural desconhecido ou muito diferente do seu próprio. Diante disso mostra o diferencial e a importância da personagem, que de inicio não se aceita gerando uma serie de duvidas em relação a ela mesma.
Agora uma pergunta: qual herói/ heroína tem problemas em relação a sua cultura? Isso mesmo, não e comum encontrar esse tipo de situação nas HQs, principalmente de maneira tão bem abordada.
Assim observa que por menor que seja o espaço influencia os indivíduos em relação ao cenário ideológico de adequação, no caso da Kamala, adequar a cultura americana para gerar uma aceitação dos seus colegas, seja em provar um sanduíche de carne ou ir a uma festa, gerando uma reflexão de que não existe só uma cultura na qual a maioria dos heróis estão incluídos e sim que o universo é gigante, e que cultura pode sim ser um assunto pra se falar em uma HQ adolescente, afinal heróis com uniformes vermelho e azul com já ta meio batido!
Ms. Marvel e publicado no Brasil pela editora Panini.
Apaixonado por cinema, cerveja e cultura POP. Negro e defensor do cinema nacional