Debaixo da Capa | Jean Grey: Ciclo de vida e morte!
5 Abril, 2019
Nome social: Jean Elaine Grey Summers
Heroi: Garota Marvel/Jean Grey/ Fênix
Primeira aparição: Uncanny X-Men #1 (1963)
Editora: Marvel Comics
Habilidades: Telepatia, telecinesia, projeção astral, manipular e alterar memórias; projeção astral; colocar alguém sob seu comando telepático; projetar rajadas de força psionica que afetem a mente da vítima, sem efeitos físicos, mas causando muita dor, que pode deixar a vítima inconsciente ou até matá-la; impedir de ser vista pelos outros; rastrear telepaticamente humanos e mutantes em qualquer lugar do universo; usar sua mente para dominar a de outros, isso com a habilidade de telepatia. Com a força Fênix, Jean Grey se torna basicamente uma deusa.
Jean Grey é uma das maiores personagens dos quadrinhos e seu legado na Marvel Comics (mesmo passando anos morta) sempre foi lembrado como um grande evento que marcou muitos personagens na editora. Mas, qual a importância da personagem nos quadrinhos e o que se passa na cabeça de uma mutante extremamente poderosa?
Para entender mais sobre a personagem, leia as nossas 10 Curiosidades sobre a Jean Grey.
Jean sempre foi uma mutante “correta” desde que Charles Xavier á trouxe para a escola, ela sempre foi uma aluna exemplar e sempre zelou proteção aos seus amigos. Nos primeiros quadrinhos, ela não tinha tanta relevância e era sempre rebaixada como “a única personagem feminina” e o roteiro não a ajudava, sempre tentando a colocar como um objeto para que os outros personagens masculinos sempre a desejassem e comentar de “como ela é linda”.
Após uma mudança nos X-Men quando a editora resolveu diversificar trazendo Tempestade, Colossus, Wolverine e etc Jean Grey começa a ganhar seu próprio espaço até a chegada da Fênix em sua vida, uma entidade cósmica com sede de destruição.
Personalidade
Jean Grey talvez representa uma pessoa que busca sempre ajudar os seus amigos e zela por proteção, até mesmo quando a força fenix destruiu galaxias e atacou os X-Men o seu ato final foi para proteger os seus amigos. Quando Jean viaja ao futuro com os seus amigos e é avisada que o Ciclope estaria causando uma revolução mutante no qual era contra os ensinamentos do professor Xavier, ela resolve ficar para poder fazer essa mudança. Jean tem muitas visões do que acontece com o seu eu no futuro todas as mortes e tragedias criadas pela força fenix, mas, ainda assim ela resolve ficar para trazer a mudança para os mutantes.
Proteção
Um dos momentos mais incríveis é quando ela se encontra com a Feiticeira Escarlate e acaba lendo sua mente, vendo que a Wanda havia exterminado 90% da população mutante. Jean entra em desespero a chamando de assassina e se lamentando bastante pelo extermínio que foi causado pela mutante.
Adeus, velha “amiga”
Depois de indas e vindas da Força Fênix na Terra, em A Ressurreição da Fênix Jean a Jean do “passado” que havia sido morte em A canção derradeira da Fênix, quadrinho que mostra que a entidade trouxe a mutante de volta a vida sem a sua vontade. Jean retorna a vida e a Fênix tenta convencer a mutante que juntas elas podem se tornar uma deusa e ter o controle de todo o universo, Jean nega e acaba cortando os laços com a Força Fênix se separando para sempre.
Esse momento é muito marcante na trajetória da personagem, porque a entidade fênix foi a pior coisa que aconteceu na vida dela, imagina como foi pra Jean uma mutante que luta pela sua causa e para o bem da humanidade ver a Fênix Negra no seu corpo engolindo estrelas, destruindo bilhões de seres vivos sem ela poder fazer absolutamente nada? Não apenas isso, mas o fato da Jean de libertar da força cósmica, mostra que a personagem pode voltar a ter um desenvolvimento e continuar fazendo o que ela sempre fez: Ajudar os mutantes.
Em X-Men: Red, Jean tem a sua própria equipe e a responsabilidade de continuar o sonho do Xavier que é fazer a mudança e alcançar a paz entre os humanos e mutantes. Ela consegue, se saindo como uma ótima líder e sendo a cabeça da equipe.
Jean Grey é muito mais do que uma mutante extremamente poderosa, o coração dessa heroína é puro e sempre busca ajudar seus irmãos mutantes, ela representa a força e a coragem para continuar a sua historia que foi corrompida durante os anos.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.