Debaixo da Capa | A alma de uma criança no corpo de um adulto – Shazam!
6 Março, 2019
Nome social: Billy Batson
Heroi: Shazam
Primeira aparição: Whiz Comics (1940)
Editora: DC Comics
Habilidades: Os poderes do Shazam vem dos deuses, são eles: Salomão, que concedeu a sabedoria; Hércules que concedeu sua força física; Atlas com a resistência e invulnerabilidade; Zeus que lhe deu seus poderes mágicos; a coragem de Aquiles e a velocidade e a capacidade de voo veio de Mércurio. Juntas as iniciais e temos: Shazam!
O antes conhecido como Capitão Marvel é hoje o Shazam, ele apareceu inicialmente na editora chamada Fawcett Comics, foi então uma longa briga na justiça pelos direitos do personagem, porque na época a DC Comics alegou fraude do Capitão Marvel, já que o herói e suas habilidades são muito parecidas com as do Supeman. Depois de muita briga a DC Comics adquiriu os direitos do herói e isso acarretou na falência da Fawcett Comics.
A história contada pelo Mago Shazam, foi que ele era um jovem pastor em Canaã há mais ou menos uns cinco mil anos e devido a uma grande ameaça pediu ajuda aos deuses para se vingar de uma atrocidade a ele cometida. Os deuses deram a ele os poderes citados acima e depois disso ele de tornou muito famoso na mesopotâmia pelo nome de O Campeão. Nessa história ele conta também a origem do Adão Negro, ele foi o primeiro sucessor do Mago, seu nome era Thet-Adam, filho do Faraó Ramsés II, inclusive aqui, ele serviu a uma das encarnações do Gavião Negro. Thet-Adam quando se deparou com tanto poder ele enlouqueceu e bom, a história vocês vão conhecer em outro texto. Mas o qur tudo isso tem a ver com o Billy Batson? Bom, o Billy foi também escolhido pelo Mago Shazam para o substituir, o Mago o escolheu porque seu coração é o mais puro dentre os humanos, por isso o Mago o escolheu para trazer paz e justiça à Terra.
O Billy é uma criança normal com um coração enorme, mas só uma criança, e isso faz com que ele cometa alguns erros vestindo o uniforme, os pais do Billy foram mortos e ele é obrigado a ir a um orfanato onde conhece o que viria a ser a família Shazam, com quem posteriormente o Billy divide seus poderes. Mas a questão é que mesmo sendo uma criança, Billy Batson é incrível, ele ajuda as pessoas, ele se preocupa, ele é humilde e tenta aprender cada vez mais com seus erros. Se o Superman é um símbolo de Esperança, o Shazam é um símbolo de Justiça e isso fica bem evidente ao longo de sua história e também da sua aparição en outras midias, afinal, quem não se lembra do choque de realidade que ele dá nos membros da Liga da Justiça na animação “Liga da Justiça Sem Limites”?
Mas o Shazam, também como o Superman, é um símbolo de Esperança, esperança essa de que podemos encontrar e nos encontrar em qualquer situação, por pior que seja, mesmo sendo uma criança o Billy já sofreu muito e ainda sofre, mas ele sempre tem esperança e isso é lindo.
Uma outra questão também é a representatividade que esse filme vai trazer, vai voltar os olhos das pessoas para as questões de adoção, de como crianças vivem em orfanatos e fora que são crianças fora dos padrões que projetam seus sonhos de serem super-heróis e são realizados, isso é incrível! Representatividade é importante para todos, é mágico quando você olha alguém igual a você sendo algo que você quer ser e você pensa: ei, eu também posso fazer isso! O filme vai falar com vários públicos e que isso volte os olhos das pessoas para as HQs visto que o personagem não é um dos mais famosos da editora. Enfim, Shazam é um super-herói magnifico e Billy Batson também é. Um símbolo de justiça e esperança, paz e amizade, um símbolo de amor, é isso que Shazam significa tanto nas HQs quanto fora delas.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.