Riri Williams: Um verdadeiro coração de ferro.
11 Fevereiro, 2019Fevereiro é o mês da visibilidade negra na America e nós da HQzona queremos continuar apresentando personagens que ganharam visibilidade nos quadrinhos.
O Movimento Negro, na forma como o conhecemos hoje, é uma síntese de um fenômeno que vem de séculos, o qual luta pela reivindicação dos direitos da população negra ao redor do mundo. Esses movimentos buscam uma coisa em comum: o respeito aos direitos civis da população negra e o combate ao racismo — enraizado até hoje na sociedade. E não seria diferente os quadrinhos, trazer heróis e heroínas que nos representam na sociedade e que combatem o crime e que por muitas vezes é o retrato pintado da vida dessas pessoas.
E hoje estamos aqui pra apresentar uma personagem que tem a crescer mais nos quadrinhos da Marvel: Riri Williams ou simplesmente conhecida como a Coração de Ferro.
O nome “Homem de ferro” é um dos mais renomados e reconhecidos do Universo Marvel e dos quadrinhos, e Tony Stark sempre foi capaz de viver de acordo com sua reputação. Mas e quando ele não pode continuar como Homem de Ferro… quem vai manter o manto vivo? Há muitos aspirantes para levar seu legado adiante, mas somente uma jovem, pouco conhecida, entra em cena e tem uma surpresa para você.
Riri foi apresentada em 2016 (The Invencible Iron Man #7) e foi criada por Brian Michael Bendis e o brasileiro Mike Deodato. Após os eventos de Guerra Civil II, Tony Stark entra em coma e antes da batalha, ele deixa toda sua personalidade e memórias salvas, criando o Tony Stark I.A, que logo depois funcionaria como um mentor para Riri. Uma garota prodígio de 15 anos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Nos quadrinhos, Riri já demonstravam ser uma supergênio aos 5 anos de idade e o que nos chama atenção, é o fato que a levou ser uma heroína. Uma das diversas situações que temos que conviver diariamente, a violência. Aos 13 anos, seu padrasto tentando defendê-la de uma briga de gangue e acaba sendo morto. Como Miles Morales, Bendis mostra uma certa “conexão” entre os dois personagens ao se verem em situações extremas em que perdas de amigos, familiares, pessoas importantes os levam a tomar um rumo diferente em suas vidas e optar pela luta e ajuda aos outros.
Assim Riri se dedica à tecnologia e, agora, de alguma forma, ela sente que esse é o destino dela, usar toda sua inteligência para o bem e desenvolve na garagem de sua casa uma armadura com apenas 15 anos de idade. Essa artimanha é suficiente para chamar atenção de um dos maiores gênios dos quadrinhos também. Não só do Tony, como de seus professores e outros olhares. Com ajuda da Rescue (Pepper Potts), a S.H.I.E.L.D começa a monitorar Riri e ela recebe o antigo laboratório de Tony Stark para continuar sua pesquisa. Logo mais, Riri também acaba sendo convidada para fazer parte de um grupo de super-heróis adolescentes, a nova formação dos Campeões. Em 2019, a personagem ganhou sua primeira série solo nos quadrinhos que explorou as suas aventuras nas mãos de Eva Ewing e Kevin Libranda. Posteriormente tendo mais aparições em outras séries de personagens e na equipe campões.
Nos cinemas, Riri Williams terá sua primeira adaptação no próximo filme do Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Sem muitas informações sobre a personagem ainda. Quem interpreta a nova heroína da Marvel Studios é a atriz Dominique Thorne. A jovem atriz estadunidense é conhecida também por participar do aclamado filme “Judas e o Messias Negro” (2021). Sem dúvidas, para os amantes do Homem de Ferro, é uma história importante a ser lida e adaptada para as telas. Nos cinemas, com certeza esperamos ver algumas ligações entre ela, Tony e o Máquina de Combate, que em breve também terá uma produção pela Marvel Studios.
“Tony usa a armadura pela primeira vez para salvar seu coração. Riri a veste por razões diferentes, mas ainda tem relação com o coração. Quando as pessoas verem a história dela, ficarão maravilhados sobre como foi simples e brilhante pode ser”. (Brian Michael Bendis)
Recomenda-se a leitura de:
– Invincible Iron Man (2015) #6-12
– CIVIL WAR II (2016) #4-6
– Champions (2016) #1-27
– Invincible Iron Man (2017) #1-12
– Infamous Iron Man (2016) #6
– Secret Empire (2017) #1-10
– Generations: Iron Man & Ironheart (2017) #1
– Ironheart (2019) #1-12
– 2020 Ironheart (2020) #1-2
– Champions (2020) #1-10
Sou cinéfila e meu filme favorito é indie e pouco conhecido, ele se chama Barbie Fairytopia.