Review | Shazam! #1 é divertido, inteligente… e espera, nós já mencionamos diversão?

Review | Shazam! #1 é divertido, inteligente… e espera, nós já mencionamos diversão?

7 Janeiro, 2019 0 Por Vanessa Burnier

Geoff Johns retorna ao Shazam! pela segunda vez na última década, e faz isso ao se unir ao artista Dale Eaglesham, que trabalhou com Johns em sua amada corrida da JSA. O resultado é uma história em quadrinhos que trabalha com precisão matemática, criando uma página emocionalmente ressonante após a outra, e entregando exatamente a diversão ‘divertida’ que os fãs estão esperando depois de ver o trailer do próximo filme com o mesmo nome.

A questão começa com um breve detalhamento de como Billy Batson se tornou o campeão do mago Shazam, e enquanto os fãs que lêem o outro Shazam! Escrito também pelo Johns e com o artista Gary Frank (que foi publicado no final da edição de Justice League durante Os Novos 52) vai achar que é desnecessário, é uma maneira útil para obter novos leitores e, presumivelmente, houve uma abundância de novos leitores, desde o Shazam! O filme envolveu muitas pessoas, e a presença de John nas comics provavelmente atrairá alguma curiosidade também. Esta é, afinal de contas, a primeira série em andamento do escritor desde que ele deixou os quadrinhos para trabalhar em projetos de filmes e TV para a Warner Bros. Depois do DC Universe: Rebirth # 1.

Embora existam poucos artistas nos quadrinhos que sejam melhores desenhistas do que Gary Frank, que desenhou o primeiro contato de Geoff John com Shazam!, os rostos expressivos e os fortes dotes de histórias de Dale Eaglesham fazem dele a escolha perfeita para uma história em quadrinhos cheia de jovens e crianças energéticas. A emoção praticamente escapa desses personagens, deixando claro em suas primeiras paginas o que você deve saber sobre cada um dos heróis que se transformam na família Shazam, que é um nome que eles levam um bom tempo para chegar, a propósito.

Com o filme proximo, Shazam! Se passa na Filadélfia. Não tenha medo, no entanto; ainda é a Fawcett High School, então a conexão com Fawcett City não está totalmente perdida. Philly, claro, tem alguma história com relâmpagos e também serve como um bom exemplo de uma cidade de classe média baixa que acompanha o passado de Billy na maioria das versões da historia.

Pelo pouco que vimos no trailer e na internet, fica claro que elementos da Rocha da Eternidade e do lar adotivo são arrancados do filme e depositados diretamente na arte de Eaglesham. Recentemente, o astro da DC, Patrick Zircher, disse no Twitter que ele acredita que os quadrinhos devem ser mais parecidos com os filmes que eles inspiram, e certamente parece que o Shazam será um passo gigantesco nessa direção.

O colorista Mike Atiyeh é solicitado a fazer muito trabalho pesado, e os coloristas não obtêm amor suficiente, então é difícil fazer muitas críticas, embora pareça que a paleta contida da questão não sirva ao público. Família de super-heróis adolescentes desordeiros. Dito isso, qualquer um que consiga captar efetivamente os efeitos de iluminação que este script exige, juntamente com os sombreamentos que resultam nessas coisas, merece muito crédito.
Letterer Rob Leigh também merece muito crédito. Este é um quadrinho que se baseia fortemente em letras sólidas, uma vez que temos uma grande variedade de personagens (crianças, antigos magos) com necessidades de letras um tanto especializadas, mas seria fácil passar por cima diferenciando essas “vozes” visualmente, e Leigh resiste a insistir, indo “grande” de vez em quando realmente se encaixa na história, mas raramente o faz.

 

Um apoio de Johns e Mayo “Sen” Naito, com cartas de Leigh, parece uma história que ficaria perfeitamente à vontade em uma série de antologias mais artísticas ou em um quadrinho independente. É lindamente ilustrado, com o tipo de cores sonhadoras e letras over-the-top que se sentem perfeitamente em casar com a arte de inspiração chibi/ anime. É um pouco menos acessível para o público da tradicional loja de quadrinhos, mas é um ótimo complemento para a história, e ajuda a dar a volta ao mundo dando a Darla, Mary e … um outro personagem … um pouco mais para fazer do que vemos no conto principal.

Tudo somado, Shazam! # 1 é um dos melhores lançamentos da DC, e um salto perfeito para fãs que estão animados com o filme.