10 Curiosidades sobre Mary Tyfoid, a Bloody Mary!
4 Janeiro, 2019Mary Tyfoid é uma das mais icônicas vilãs do Demolidor e umas das assassinas mais conhecidas da Marvel, e sua origem tem ligação direta com ele. Mary é uma mutante com poderes psiônicos, e é conhecida por suas diversas personalidades também. Sim, uma assassina com transtorno dissociativo de identidade. E seu principal alvo são os homens que maltratam mulheres.
- Criação: Criado por Ann Nocenti, John Romita Jr. Teve sua primeira aparição em Daredevil #254 (maio de 1988).
- Origem: Cresceu em uma família conturbada, seus pais brigavam muito, sofrendo violência e abuso, por parte do mesmo, que é uma das causas do despertar dos seus poderes mutantes e dos seus problemas mentais. Mary foi enviada para uma instituição onde foi treinada em telepatia mas também foi vítima de experimentos científicos para testar suas capacidades e mais abusos. Tempos depois de conseguir se libertar, Mary se tornara uma atriz e entrou para a prostituição.
- Personalidades: Mary sofre de transtorno dissociativo de identidade, problema que se manifestou durante os abusos vividos em sua infância junto com seus poderes mutantes. Mary é a personalidade mais frágil diante das outras, mais tímida, quieta e pacífica diante da personalidade da Tyfoid, diferente da Mary que é mais sensual, violenta, aventureira. Já a Bloody Mary é uma verdadeira psicopata. A mais assustadora das suas personalidades, seu próprio codinome ja é sugestivo. Ela é sanguinária, violenta, brutal e sim, ela odeia homens de verdade e usa toda sua raiva e poder para ajudar mulheres que sofreram violência. Sem piedade.
- Habilidades: Pirocinese, telecinese, telepatia. Também tem habilidades com lutas marciais e arma branca. A personalidade Mary não acessa esses poderes, mas o que sabemos é que a mesma algumas vezes pode conter as outras personalidades. Ela pode sugerir ideias entre outros na mente das pessoas, enquanto a Tyfoid seduz e atrai para emboscada.
- Inimiga e amante de Matt Murdock: Nem mesmo o Demolidor consegue destingir quem é Mary e quem é Tyfoid, já que sua fisiologia se altera, batimentos cardíacos e respiração. O que impedia de Matt descobrir que sua namorada também era a sua maior rival.
- Rei do Crime e Demolidor: Os dois se tornaram inimigos após o termino do conturbado relacionamento que tiveram. Acontece que Wilson Fisk sabendo das habilidades e sobre as personalidades distintas de Mary Tyfoid, a contratou para que seduzisse Matt e o matasse. Enquanto Mary Walker o namorava, Tyfoid tentava mata-lo a mando de Fisk. A mesma se apaixona de verdade e o plano de Fisk não dá certo, revelando depois de um incidente e também ter salvado a vida de Matt, sua verdadeira identidade.
- Mutante Zero: Essa última personalidade foi descoberta em guerra civil. Ela usa uma armadura que aumenta sua capacidade física e dá acesso a várias armas cortantes.
- Mary Walker: Como é sabido pelo público, com o transtorno de personalidade que ela tem, a personalidade Mary nunca se lembra do que as outras duas fazem.
- Manifestação dos poderes: Em uma das noites no bordel em que trabalhava, sofreu um ataque, responsável pelo Matt Murdock. Se os poderes são uma benção ou tragédia na vida da Mary, o que realmente acredita-se que o apice deles só aconteceram por causa do acidente no bordel, onde Matt a derruba acidentalmente da janela e assim que desperta, é uma outra pessoa. Ele se culpou durante anos por ter achado que matou uma mulher inocente. Mas ela está viva, após acordar Mary jurou que nenhum homem mais a faria mal. E a nenhuma outra.
- Adaptações: Aparece nas animações do X-MEN e em Avengers Assemble. Na televisão ela foi apresentada em 2005 como Tyfoid no filme esquecido da Elektra, bem diferente do que a gente conhece da personagem. Em 2018 apareceu como Mary Walker/Tyfoid na série punho de ferro, interpretada pela atriz Alice Eve.
Sou cinéfila e meu filme favorito é indie e pouco conhecido, ele se chama Barbie Fairytopia.