Debaixo da capa | Um dia ruim – Jason Todd

Debaixo da capa | Um dia ruim – Jason Todd

23 Novembro, 2018 0 Por Ida Carolina Curty

Nome social: Jason Peter Todd

Anti-herói: Capuz Vermelho

Primeira aparição: Batman #357, março de 1983

Editora: DC Comics

Habilidades: Jason foi treinado pelo Batman, o que o torna fisicamente superior a atletas olímpicos. Apesar de ter força igual a de um jovem normal, Jason é um ótimo esgrimista, acrobata e um detetive excelente.

A bat-familia é composta por várias pessoas, alguns já assumiram o manto de Robin, sendo o primeiro um dos mais famosos, Dick Grayson, e posterior a ele, Jason Todd. Jason é conhecido por sua extrema violência, é até considerado o Robin mais violento de todos e isso tornou sua fama um pouco ruim. A popularidade do personagem caiu tanto que na época a editora fez uma votação via telefone para definir o destino de Jason, se ele viveria ou morreria pelas mãos do Coringa, e bom, o público escolheu sua morte no arco conhecido como “Uma Morte na Família”, de 1988.

A morte do Jason é um peso que o Batman carrega até hoje, ele ainda guarda seu uniforme na BatCaverna como um lembrete do dia em que ele não foi capaz de salvar seu parceiro.

Origens:

Jason foi pego pelo Batman enquanto tentava roubar as rodas do seu Batmovél. O pai de Jason, Willis Todd, era um capanga do Duas-Caras que misteriosamente desapareceu e sua mãe morreu de overdose, tornando-o órfão, igual a Bruce. Logo após ser pego, Batman o leva à Batcaverna. Logo de cara Bruce já sentiu a raiva que emanava do jovem e descobriu também que ele vivia em uma escola para jovens infratores. Jason não assumiu de cara o manto de Robin, antes passou por um intenso treinamento, que de acordo com Bruce, ia amenizar sua sede de vingança, mas estava errado.

 

Robin:

Depois de algum tempo treinando, Bruce oferece a ele o manto de Robin, e no começo Jason se mostrava promissor, tinha Dick como um exemplo e queria sempre ser o mais parecido com ele possível, mas sempre rebelde, não obedecendo ordens e já com indícios homicidas devido a sua sede de sangue e a forma como batia nos vilões.

Seu espírito brutal se revela mais ainda quando fica confirmado que o Duas-Caras matou seu pai, Jason vai acertar as contas e quase mata o vilão, e todos sabemos que esse não é o estilo Batman de resolver as coisas.

Uma Morte na Família

Nesse arco Jason descobre que sua mãe não era sua mãe biológica, sua mãe biológica não só está viva mas trabalha para o Coringa, e claro, Jason vai atrás dela. Pouco depois de encontrar sua mãe o Coringa chega com um pé de cabra que usa para surrar brutalmente Jason, deixando-o fraco demais para fugir da bomba que explode pouco antes de Bruce chegar ao local, Jason morre em seus braços e Bruce nunca se perdoou por isso. Após o funeral, Bruce guarda o uniforme do Jason na Batcaverna e ele permanece lá até hoje.

O retorno de Jason Todd

Jason realmente morreu pelas mãos do Coringa, mas durante os eventos de Crise Infinita, lançado pela DC Comics em 2005, o Superman Prime alterou alguns eventos da realidade e fez com que Jason acordasse de seu túmulo com amnésia e logo após ser encontrado por Talia al Ghul, filha de Ra’s al Ghul e Jason é mergulhado no poço de Lázaro, utilizado por Ra’s para obter vida eterna. Jason recupera a memória e começa a planejar sua vingança, se ele já era sanguinário, imagine agora!

Capuz Vermelho

Quando Jason volta à vida, ele não só descobre que o Batman não vingou sua morte, como também já colocou outro em seu lugar, Tim Drake, o mais novo Robin. Saindo do poço de Lázaro, Jason passa anos treinando e manipulando sua vingança contra Bruce e o Coringa e claro, deixando uma pilha de corpos em seu caminho.

Jason retorna a Gotham e se depara com uma cidade dominada pelo vilão Máscara Negra e é aí que Jason vê uma oportunidade perfeita para chamar a atenção do Batman e executar sua tão sonhada vingança. Pouco a pouco ele vai derrubando os domínios do Máscara Negra assumindo o manto de Capuz Vermelho. Capuz Vermelho toma o controle de várias gangues de Gotham City, e toma até algumas medidas boas, como proibir a violência contra inocentes e proibir a venda de drogas a menores de idade. Isso chama atenção do Batman o que leva os dois a se esbarrarem em alguns conflitos, nesses conflitos Jason faz questão de ir deixando várias referências para que Bruce perceba com quem está lutando. Bruce incrédulo vai visitar o tumulo do Jason e descobre que ele sempre esteve vazio, bem debaixo do seu nariz, outro erro que ele nunca vai se perdoar.

Jason ainda não desistiu, quer sua vingança contra o Coringa de todo jeito, até que por fim o sequestra e o Batman, claro, está logo atrás. Cara a cara, os três, Coringa, Jason e Batman, aqui atingimos nosso clímax, Jason, cheio de raiva e tristeza, questiona Bruce do porquê deixa-lo vivo, mesmo depois de tudo o Coringa ainda está vivo, por quê? E é aí que o Jason entende que esse não é o estilo do Batman agir, ele até sonha em matar o Coringa e fazer com que ele pague a tudo que fez, mas não cabe a ele decidir quem morre ou quem vive. O Coringa foge mais uma vez após Jason dar um ultimato ao Bruce e ele escolhe não matar o Coringa, então as bombas plantadas pelo Jason explodem e eles se encontram ali, na mesma situação.

Robin vs Robin

O substituto do Jason não ficou de fora dessa vingança, Jason vai atrás do Tim na torre dos Titãs e se decepciona mais uma vez ao ver que no memorando dos Titãs mortos não tem uma estátua sua e confronta Tim Drake. Apesar dos pesares, Jason admite que Tim é bom, um Robin muito melhor que ele foi, e ele se questiona se teria sido um Robin melhor se tivesse amigos ao seu lado.

Por que Capuz Vermelho?

A história do Coringa começa com um roubo mal sucedido no qual Coringa vai fantasiado do temível Capuz Vermelho, que nunca teve sua identidade revelada. O manto foi usado por muitas pessoas e foi definitivo para o nascimento do vilão Coringa, talvez por isso Jason decide usá-lo como um manto que ficou registrado com sua marca.

Capuz Vermelho e os fora-da-lei

Atualmente, Capuz Vermelho é ativo e tem sua própria HQ intitulada Capuz Vermelho e os fora-da-lei. Ainda existem muitas questões mal resolvidas com o Batman mas hoje eles se encontram em um certo equilíbrio. Jason usa em seu uniforme a marca do morcego e, do seu jeito, ainda tenta fazer de Gotham uma cidade melhor.

Quando Alfred questiona Bruce se pode retirar o uniforme de Jason da Batcaverna, já que ele havia voltado, Bruce responde que o fato dele ter voltado não muda nada.