Debaixo da Capa | Da Russia, com amor – Viúva Negra
22 Novembro, 2018Nome Social: Natalia Romanova ou Natasha Romanoff
Codinome: Viúva Negra
Editora: Marvel Comics
Criação: Don Heck, Stan Lee, Don Rico.
Primeira aparição: Tales of Suspense #52, 1964.
Habilidades: Envelhecimento retardado. Força, Velocidade e Reflexos sobre-humanos. Perita em várias artes marciais, especialista em combate corpo a corpo, armas de fogos, branca e explosivos. Fluente em várias línguas, uma exímia assassina e espiã.
A Marvel tem diversas mulheres destemidas, poderosas, letais, foras da lei e que esconde um passado triste e doloroso por trás da frieza de suas ações, mas que conquista os nossos corações. Temida por muitos, confiável pra alguns, implacável, eficiente e excepcionalmente habilidosa, Natasha causa medo a todos. Assim é a Viúva Negra dos quadrinhos e nos filmes. Ela é uma das principais e mais importantes personagens do universo marvel, uma espiã altamente treinada, então oficialmente uma missão dada é uma missão cumprida. Mas e o que você sabe sobre ela? Nem sempre foi boazinha ou uma das mocinhas. Será mesmo que ela carrega um manto de heroína? Merecida conquista através de muito sangue derramado em seu caminho? De um lado temos heróis exemplares, incorruptíveis, sempre agindo de acordo com a justiça e dispostos a darem suas vidas por uma nação. Do outro lado, temos exemplo de uma mulher envolvida com espionagem e em muitos casos, escondendo a própria identidade e a verdade dos seus companheiros de luta, manipuladora, mentirosa, fria e que depois de algumas tramas revela-se mais amigável, consciente e por algumas vezes até vulnerável. Diferente de muitos, ela não começou sendo um exemplo a se seguir, mas sua evolução e o caminho que segue para a redenção, são dignos de admiração. A agente já trabalhou para a KGB, a Shield, sua estreia nos quadrinhos foi como uma vilã do Homem de Ferro e apesar das suas origens e toda sua inteligência terem sido usada para fazer o mal a sociedade, hoje ela se esforça para recompensar tudo isso, tornando-se uma aliada e protegendo o mundo de ameaças como a HAND, HIDRA e AIM. A atriz Scarlett Johansson completa 34 anos no dia 22 de setembro e dá vida a ela nos cinemas por 8 anos, e é uma das vingadoras favoritas do público. Quem ou que está por trás dessa fantástica personagem?!
ORIGEM:
Como parte de sua vida secreta, existem alguns pontos sobre sua vida que não são bem explicados, entre eles o passado sombrio e complexo que viveu a viúva. O que temos é que Natalia Alianovna Romanova ou simplesmente Natasha Romanoff foi adotada por Ivan Petrovich, um soldado russo que a resgatou de um incêndio causado por nazistas durante a batalha de Stalingrado, ele a criou como se fosse sua filha adotiva desde então. Dados sobre os seus pais não são informados, mas existe indícios de estar ligada a Família Real Russa, os Romanov.
A SALA VERMELHA E PROTOCOLO VIÚVA NEGRA:
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Barão Strucker sequestra Natasha, levando-a para a organização chamada THE HAND e através de uma lavagem cerebral, tenta fazer dela uma assassina, mas Steve Rogers(Capitão América) e Logan (que ainda não era o Wolverine) juntamente com Ivan, resgatam ela. Nesse mesmo período, trabalhando no exército russo, Natasha vive um romance, chegando a se casar com um piloto, chamado Alexi Shostakov, mas depois de uma missão para a KGB, ele é dado como morto. Para tentar honrar a morte do seu falecido esposo e como uma parte do esperado pera KGB, Natasha entra para o programa da Sala Vermelha acreditando ser o melhor para si, se tornando uma máquina de combate assassina nas mãos do governo. Ela se destaca dentro programa como a mais habilidosa, atraente, sexy, violenta entre todas as outras jovens participantes, ganhando assim o seu famoso e temido codinome: Viúva Negra. Natasha recebe uma variação do soro de super soldado, o que aprimora todas as suas habilidades, a impede de envelhecer e também a torna imune a muitas doenças e a partir daí então ela realizou diversas e terríveis tarefas em nome do seu país, controlada pela KGB, agindo como uma agente dupla infiltrada em diversos países e operações. Nessa época ela viveu um romance com então o soldado, ex amigo de Steve Rogers, Bucky Barnes, que havia sido capturado e também servia como uma arma para os russos, mas esse romance logo foi interrompido, porque a mesma já estava prometida para Alexi. Os dois desenvolvem uma grande amizade, onde confiam um no outro, que mesmo separados e os dois sofrendo diversas lavagem cerebrais, voltam a se encontrar no decorrer de outros arcos.
PRIMEIRA APARIÇÃO: TALES OF SUSPENSE #52 E SUA TRÁGICA TRAGETÓRIA.
Ai vem a sua primeira aparição nos quadrinhos, se infiltrando nas Industrias Stark para distrair Tony Stark e assim seu companheiro de missão conseguir assassinar Anton Vanko. Mesmo com a morte de Vanko, Natasha continua no EUA, tendo um romance com Stark, que até então não sabia que a mesma era uma agente dupla, trabalhando a serviço da KGB. Natasha rouba um dispostivo de Tony e com ele realiza diversas sabotagens até que Tony o desativasse, fazendo com que quase ela fosse capturada. Ainda em missão, ela conhece o Gavião Arqueiro, o qual se impressiona com ela, e logo usando uma das suas maiores armas, ela o convence de roubar dados do Stark e ajuda-la. A partir disso, uma série de acontecimentos na vida de Natasha, entre perder a memória, sofrer diversas lavagens cerebrais para continuar trabalhando para a KGB, se aliar aos vingadores até que em uma missão para a SHIELD, descobre que então seu marido estava vivo e havia se tornado o Guardião Vermelho. Alexi havia recebido ordens para se afastar de todos, incluindo da sua própria esposa. A missão envolvia um treinamento para ser uma espécie de “Capitão América” da Rússia. E por um tempo ela abandona o seu manto de Viúva Negra quando contra os vingadores, Alexi é finalmente dado como morto. Em um curto período, Natasha tem um relacionamento com o Gavião Arqueiro, mas o larga e retorna ao seu manto de Viúva Negra e decide trabalhar sozinha. Adotando então o uniforme preto conhecido. Atuando como uma protetora da cidade de NYC, o Demolidor toma ciência sobre ela e a conhece, que chamado atenção pelos seus métodos, decidem trabalhar juntos contra o crime organizado, o que também levaram a ter um grande relacionamento.
A história não para por ai, Natasha ainda sofre outros ataques do governo Russo, que voltara a manipular ela para que trabalhasse para eles, uma das vezes a fazendo acreditar que o seu marido estava vivo e agir novamente a seu serviço, roubando informações importantes sobre os Estados Unidos e depois a expondo e tentando mata-la. Natasha obteve êxito os destruindo, com a ajuda de Ivan. Ela retorna para ter novas missões com o Homem de Ferro e futuramente se torna uma das líderes dos vingadores. Embora seus alvos principais fossem o Homem de Ferro e os Vingadores, ela desde então se juntou ao lado do bem e enfrentou um grupo de Super Vilões.
DESAFIOS
Não há nenhuma novidade sobre o controle mental, envolvendo até da Encantor. Programação e reprogramação, transtornos psicológicos que sofreu durante toda a sua vida, mesmo sendo uma opção sua ter entrado ao programa da Sala Vermelha, acreditando ser uma boa ação vingar seu marido e proteger seu país, Romanoff foi usada e controlada ao serviço da KGB outra vez, agindo muitas vezes para se proteger, como aprendeu em seu treinamento. Natasha não é a primeira e tampouco a última Viúva Negra que existe, uma delas conhecida como Yelena Belova, que por algum tempo foi sua rival chegando a estar a altura, mas sem sucesso.
UMA VINGADORA TÃO PODEROSA QUANDO QUALQUER OUTRO
Natasha continua sendo uma das combatentes mais bem sucedidas e a agente de espionagem mais habilidosa que existe no mundo. O vermelho, cor do seu cabelo e que também marca a sua sangrenta tragetória triste e violenta, feita para ser uma assassina, mas que também se apaixonou diversas vezes, construiu belas amizades e que por fim, encontra sua rendição. A Viúva Negra tem suas próprias motivações, sua própria história e passado. Ela está sempre bem no meio da ação e muitas vezes é a inteligência que salva todos os outros. Ela finalmente fez suas próprias escolhas, lutando e trilhando seu próprio caminho, assim como os outros heróis, a Viúva Negra também pode ser um excelente modelo para mulheres, se você quiser que elas aprendam sobre resiliência humana, força, e não deixar que os erros do passado definam quem você é e será no futuro. Não é o Thor, o Deus do trovão, o Capitão América, um homem no super traje de ferro ou um gigante verde indestrutível. Ela é a Viúva Negra, e tem mais experiência de campo do que qualquer um deles. Natasha nunca recua a um inimigo, e prova que nem sempre somente a força bruta é a chave para vencer tudo.
Sou cinéfila e meu filme favorito é indie e pouco conhecido, ele se chama Barbie Fairytopia.