Cassandra Cain: You made yourself a hero.
19 Outubro, 2018Com o lineup de Birds of Prey revelado (Harley Quinn, Black Canary, Huntress, Cassandra Cain e Renee Montoya) surge a necessidade de contar mais sobre a nossa eterna Batgirl.
Filha de David Cain e Sandra Wu-San (Lady Shiva), Cassandra Cain foi concebida e treinada desde o nascimento com a intenção de ser a guarda-costas perfeita para Ras al Ghul. Depois de muitas tentativas frustradas de treinar crianças desde o nascimento nas artes marciais para fazê-las enraizar como uma língua nativa (o mais bem sucedido é o Mad Dog), David Cain, decidiu que só os genes certos eram necessários para criar “este quem é tudo”. Sob os comando de Ras, Cain procurou a mãe perfeita para essa criança, encontrando-a nas irmãs Wu-San de Detroit, que praticavam artes marciais umas com as outras em quase todos os momentos de sua infância em um tipo de linguagem de irmã. Cain simpatizou com a irmã mais nova, Sandra, quando percebeu que ela se conteve por amor a Carolyn. Para ajudar Sandra a alcançar todo o seu potencial, Cain assassinou Carolyn, depois atraiu Sandra para uma emboscada, onde ele a derrotou.
Cain poupou Sandra da morte sob a condição de que ela carregasse seu filho e a deixasse para ele criar e empolgada pelas alturas em potencial que ela poderia alcançar em seus talentos físicos, agora que Carolyn havia partido. Sandra concordou com a barganha de Cain para que ela pudesse se tornar uma força imparável conhecida como Lady Shiva: criadora e destruidora. A esperança de Shiva para seu filho era que ele poderia um dia crescer para ser a força que poderia parar seu reino de destruição. Treinada por seu pai para ser uma arma suprema, Cassandra não foi ensinada a falar. Em vez disso, ele se baseou principalmente em ações para se comunicar com ela. Além disso, ele a cortou do mundo exterior, apenas expondo-a a qualquer coisa ou a alguém que não fosse ele, quando absolutamente necessário. Como resultado, às partes de seu cérebro normalmente usadas para processamento de fala e linguagem foram treinadas para que ela pudesse ler os movimentos de outras pessoas e a linguagem corporal para reconhecer seus pensamentos sem comunicação verbal e prever, com incrível precisão, o próximo movimento em uma briga. Isso também fez com que seu cérebro desenvolvesse funções de aprendizado diferentes da maioria, uma forma de dislexia que dificulta sua capacidade de falar, ler e escrever. Quando ela tinha 8 anos, Cain decidiu que seu experimento havia progredido o suficiente para que ele testasse as habilidades de Cassandra no mundo real e a levasse ao sucesso; o alvo é Faizul, um bookman em Macau. Na época, Cassandra não tinha ideia do que estava fazendo e acreditava que era apenas um jogo. Depois de um golpe mortal, ela “leu” o alvo enquanto ele morria e viu a morte como ele a viu. Além de feri-la emocionalmente, ela percebeu que o assassinato, como a profissão de seu pai, estava errado, e ela fugiu.
Cassandra passou os nove anos seguintes desabrigada, culpada e cheia de medo enquanto viajava pelo mundo. Entrando em Gotham City aos 17 anos, Cassandra chegou a ser dos agentes da Oracle na Terra de Ninguém de Gotham City. Depois de salvar a vida do comissário Gordon de seu pai assassino, ela recebeu o manto de Batgirl com a aprovação do Batman e da Oracle. Ela se tornou a pupila de Barbara e, em certo sentido, a filha adotiva do Batman. Como a Terra de Ninguém avançava, a nova Batgirl foi apresentada ao resto da família com vários níveis de aceitação. Normalmente atuando como o olhar atento do Batman, ela foi finalmente autorizada a ir em uma missão solo quando um posto de gasolina precisava de guarda contra uma gangue local. Perto do fim da Terra de Ninguém, Batman notou seu desejo de morte e a forçou a tomar uma decisão entre ações suicidas e autopreservação. Ela optou pela autopreservação.
Apesar de seu notável impedimento de não poder falar, ler ou escrever, Cassandra se saiu muito bem. Capaz de compreender as intenções dos outros, devido à sua capacidade de ler a linguagem corporal, ela era mais do que uma ouvinte capaz apesar de não poder processar suas palavras ou responder a elas. Foi esse traço que fez dela uma das mais leais e confiáveis seguidoras do Batman e a ajudou a sobreviver quando a bat family foi caçada pelos Bloodhawks. Embora o fato de que ela não poder falar frustrar Barbara Gordon, ela provou ser útil.
Os sucessos e a compreensão final de sua missão como Batgirl permitiram que Batman lhe desse o privilégio de agir sozinha em Gotham City sob a condição de que ela não enfrentasse nenhum criminoso fantasiado (Joker, Bane, Two-Face, Penguin, etc). Cassandra continuou a impressionar como a nova Batgirl. Especialmente quando, apesar dos avisos de Batman, ela ficou cara a cara com um meta-humano e venceu. Batman aprendeu sobre o passado de Cassandra quando David Cain enviou uma fita mostrando a morte de Faizul para a Batcaverna. No entanto, Batman continuou a aceitar Cassandra. As coisas ficaram mais tensas quando um psíquico fugitivo alterou a mente de Cassandra para que ela pudesse entender as palavras. Como efeito colateral, ela perdeu sua capacidade de ler a linguagem corporal e, assim, sua capacidade de lutar adequadamente. Batman pegou seu uniforme e começou a retreiná-la. O treinamento permaneceu ineficaz, no entanto, em parte devido a Cassandra insistir em sua capacidade perdida em vez de se concentrar em aprender tudo de novo. Cassandra queria vagar pelas ruas, com ou sem o traje. Foi durante esses passeios vigilantes não autorizados que ela encontrou sua mãe. Depois que Shiva tentou matar uma jovem rica, Cassandra interveio, mas foi rapidamente nocauteada. Depois de acordar, ela imediatamente rastreou Shiva, para descobrir por que ela poupou sua vida. Shiva explicou que ela veio para Gotham para induzi-lá a lutar com ela, e saiu quando sentiu que Cassandra não era mais um desafio. Quando ela explicou por que suas habilidades estavam faltando, Shiva reconheceu as habilidades perdidas de Cassandra e se ofereceu para treinar de uma forma que permitirá que ela os possua novamente. Em troca, elas lutariam até a morte em um ano. Sabendo que ela não tinha chance de ganhar, mas querendo suas habilidades de volta, Cassandra aceitou.
Quando a fatídica noite chegou, Cassandra teve que enfrentar Shiva nos telhados de Gotham City. Barbara Gordon tentou dissuadi-la. Em resposta, ela usou um ataque nervoso para paralisá-la, pediu desculpas e saiu para enfrentar seu destino. Apesar de seus melhores esforços, Shiva venceu a batalha com bastante facilidade, matando Cassandra com um tiro em um aglomerado de nervos perto do coração. Shiva trouxe Cassandra de volta à vida. O preço de Shiva: uma revanche. Desta vez, com seu desejo de morte satisfeito, Cassandra ganhou e se tornou o primeiro a derrotar Lady Shiva em combate marcial. No entanto, ela poupou a vida de Shiva, que prometeu matar Cassandra.
Após os Jogos de Guerra , o Departamento de Polícia de Gotham City declarou todos os heróis fantasiados ilegais. Devido a isso e Nightwing sendo ferido durante os War Games, Batman sugeriu que ele e Batgirl se mudassem para Blüdhaven, lá ela rapidamente fez um nome para si mesma ao derrotar a Sociedade do Mal. Deathstroke mais tarde aceitou um contrato com o Penguin para matar Batgirl e decidiu deixar sua filha Rose Wilson (a atual Ravager) fazer o trabalho. Cassandra espancou Rose ferindo-a criticamente.
Sentindo-se parcialmente responsável pelo que aconteceu com ela nos eventos de Robin Wanted, Batman permitiu que ela voltasse depois de um rigoroso programa de desintoxicação e lhe deu um rigoroso toque de recolher. Nightwing, no entanto, não foi tão tolerante, considerando-a com franca e suspeita. Quando Cassandra começou a buscar vingança contra seu pai e Slade, ela teve que fazê-lo secretamente devido a sua desconfiança. Infelizmente, suas atividades acabaram sendo descobertas resultando em seu confronto com Asa Noturna. No entanto, esse confronto resultou em Cassandra oficialmente adotada como filha de Bruce Wayne. Cassandra Cain Wayne.
Por Vanessa Burnier
Formada em Química, professora às vezes e pesquisadora em tempo integral. Fez curso de cinema, mas sem paciência pra cinéfilo, ama quadrinhos e odeia sair de casa.
A Cass é muito incrivel, o jeito que ela apesar de ter passado por tudo que ela passou, continuar sendo do bem. Isso é lindo demais, sem duvida uma das historias mais fortes da batfamilia. Parabens para a escritora
Ficou muito bom, parabéns pelo artigo