DC Comics | Guia de leitura #1

DC Comics | Guia de leitura #1

9 Outubro, 2018 1 Por Marcos Marques

Muitas pessoas acompanham personagens de heróis através dos filmes, ou muitos tem interesse de começar a ler mas não sabe por onde começar. Com isso, selecionamos 10 quadrinhos essenciais pra quem quer começar a ler sobre a DC Comics, essa é a primeira parte, ainda faremos mais duas.

 

Batman: Ano Um

Esse quadrinho foi lançado em 1986 escrito por Frank Miller e desenhado por David Mazzucchelli. O quadrinho é bastante reconhecido não apenas pelos fãs da DC mas tambem pela critica mundial.

O ainda tenente, James Gordon foi transferido para a polícia de Gotham City, com sua esposa, Bárbara, que está grávida do primeiro filho de Gordon. Ao chegar no distrito policial, Gordon se depara com corrupção e esquemas armados, tendo um grande desafio pela frente com o ,então, Comissário Loeb.
Juntamente com a chegada de Gordon, há a chegada de Bruce Wayne, que estava em uma viagem de conhecimento e treino corpóreo, após presenciar a morte de seus pais.
Começa aí, a batalha de Wayne contra as famílias mafiosas e bandidinhos de rua de Gotham, sem contar a polícia, que nos primórdios de Batman, atacam o morcego freneticamente.

Mulher-Maravilha: Deuses e Mortais

Escrita pelo aclamado George Perez e desenhado pelo mesmo, Mulher-Maravilha: Deuses e Mortais foi lançada em 1987 e talvez seja a melhor historia da Diana nos quadrinhos que inclusive foi uma das grandes referencias para a versão cinematográfica dirigido por Patty Jenkins.

A historia é baseada na origem da personagem após a crise nas infinitas terras, um arco de mega importância para a DC Comics. Diana é filha da rainha Hipolita que foi esculpida do barro após sua mãe suplicar aos deuses. Um dia, a nave de um piloto americano cai na Ilha Paraíso e a missão da Diana é leva-lo pra casa e descobrir a sua verdadeira força.

O Homem de Aço

O Homem de Aço foi publicado em 1986 e também foi após o evento crise nas terras infinitas. Escrita por John Byrne e desenhada pelo mesmo o quadrinho reconta a historia do personagem dando ele uma nova origem.

Aqui o Superman não é tão monstruosamente forte como era antes (o cara carregava planetas!) havendo uma limitação em seus poderes para algo mais plausível e que os leitores pudessem ter uma identificação maior do que teriam com alguém praticamente invencível. Um dos pontos altos da história também, é ter trazido o Lex Luthor empresário manipulador que conhecemos hoje e que acabou se tornando a versão definitiva do personagem com o passar dos anos, já que antes do reboot Luthor estava mais para um cientista maluco do mal.

Crise nas Terras Infinitas

Escrita em 1986 por Marv Wolfman e contando com desenhos de George Pérez, Crise nas Infinitas Terras foi um mega evento em 12 partes para a DC colocar ordem na casa e reiniciar o seu universo de forma organizada e atrativa para novos leitores, livrando-se de alguns anos de cronologia que dificultavam essa aproximação.

Na historia a ameaça é o anti-monitor que destrói universos para aumentar o seu poder fazendo os herois se juntarem para derrotar essa ameaça. Essa provavelmente foi a saga mais importante da DC nos quadrinhos, porque após isso diversos personagens tiveram suas historias recontadas.

Reino do Amanhã

Escrita por Mark Waid e contando com os desenhos realísticos de Alex Ross, Reino do Amanhã é conhecida por ser uma das mais famosas, mais bem escritas e mais influentes histórias da DC Comics, ainda que seja parte de uma linha alternativa.

A historia conta sobre um futuro no qual os heróis estão aposentados e novos heróis surgem propagando o caos e o terror. Exilado há anos em sua Fortaleza da Solidão, Superman decide voltar para colocar o mundo em ordem, fazendo a Liga da Justiça se reunir e assumir uma posição.

Novos TItãs

Novos TItãs foi lançado em 1980 e conta com Robin, Estelar, Ravena, Mutano, Moça-Maravilha e Ciborgue. Escrito por Marv Wolfman e desenhado por George Perez.

A historia conta a respeito dos heróis que se juntam para combater uma força até então inexistente porém são sempre alertados pela Ravena uma mulher misteriosa que sempre avisa que um mal maior estar por vir.

A Piada Mortal

O quadrinho foi lançado em 1988 foi escrito por Alan Moore e desenhado por Brian Bolland.

Após a fuga de Coringa do Aliso Arkham, Coringa esta desposto a acabar de uma vez por todas com o Batman usando pessoas próximas para poder atormentar o morcego como Barbara Gordon a Batgirl, e o Comissario Gordon. A historia tem um grande impacto porque após algumas ações do Coringa ele acaba complicando a vida da Batgirl por muitos anos.

Flashpoint

Flashpoint é um evento que tudo pode acontecer e tudo pode ser alterado. Sabe a Feiticeira Escarlate em Dinastia M? é quase isso. Lançada em 2011 Flashpoint é uma das historias mais sombrias da DC Comics até hoje, tendo em formato de animação e até cogitaram a ideia de trazer para os cinemas!

Barry Allen acorda em seu escritório e descobre que as coisas estão diferentes: ele se vê sem seus poderes, descobre que sua mãe ainda está viva, e que o mundo está em guerra. Desnorteado, vai em busca da Liga da Justiça, mas fica surpreso ao descobrir que eles não existem. Ao se perceber numa realidade paralela ele consegue descobrir que Batman ainda existe e, então, parte em busca do amigo, tentando conseguir ajuda, mas para sua surpresa ele não é Bruce Wayne. Barry também descobre que o Professor “Zoom”, vulgo “Flash Reverso”, estava envolvido em tudo e inicia-se assim a cruzada de Barry para tentar retornar ao seu mundo ou, pelo menos, salvar este.

Batman: Silencio

Lançado em 2002 escrito por Jeph Loeb com desenhos de Jim Lee é uma das fases mais marcantes do Batman.
A trama é sobre um misterioso vilão apelidado de “Silêncio” que persegue Batman e o faz lutar contra um grande número de vilões que estão com algumas características mudadas e mais perigosos. Também aparece com destaque na história os vários membros da “Família Batman” e o aliado Superman. A trama também explora o relacionamento do herói com a ex-vilã Mulher-Gato.

Novos 52

Vamos deixar aqui alguns títulos dos Novos 52 que contam bastante sobre origem de alguns personagens!

Novos 52: Mulher-Gato
Novos 52: Aves de Rapina
Novos 52: Canario Negro
Novos 52: Flash
Novos 52: Liga da Justiça
Novos 52: Supergirl