E se o Superman fosse real?
21 Abril, 2018No dia 18 deste mês, o Superman completou 80 anos desde a sua primeira aparição no quadrinho Action Comic #1, em 1938, e ao longo dos anos ele se consagrou como o maior herói dos quadrinhos. A história todo mundo já conhece: ele é um alienígena que foi salvo pelos seus pais pouco antes de seu planeta natal Krypton ser destruído totalmente e enviado a Terra, onde foi resgatado por um casal de fazendeiros, Jonathan e Martha Kent.
Superman é considerado um símbolo do discurso estadunidense, pois representa os ideais norte-americanos de paz e justiça (ao menos em teoria) com a sua conduta e sua postura. Ele colocar essas ideias verdadeiramente em prática. Mas você já se questionou como seria o mundo se o Superman realmente existisse?
O mundo em que vivemos é coberto de guerras e ganância infinitas, o que vai conta o que o Homem de aço acredita. No entanto, será que a presença de uma criatura de outro planeta, com todas as habilidades que o Superman tem, seria capaz de resolver os problemas do mundo? As pessoas têm medo do sobrenatural, medo de uma presença maior e talvez nós não estaríamos preparados para um ser de carne e osso que seja superior a nós humanos.
Em diversas histórias o Superman é mostrado como o salvador da terra: ele é visto como um Deus por ser o homem mais forte do planeta. Mas, de certa forma, a verdadeira lição por trás da capa é de que existe uma força dentro de cada pessoa, que só precisa ser explorada e mostrada ao mundo. O próprio Clark é uma pessoa comum quando não esta com o seu famoso traje azul e vermelho. Ele é um jornalista, um cidadão comum, que consegue se disfarçar com apenas um óculos e roupas formais, mas que na verdade é o homem que encoraja, salva pessoas e traz esperança para a Terra.
Talvez o nosso mundo real precise do Superman. Não do personagem dos quadrinhos que amamos ler, mas sim do nosso herói interior que abraça a próximo, que ajuda as pessoas que realmente precisam da ajuda. Aquele que tem mais, mesmo que só um pouco, e que faz algo por aquele que não tem nada. As histórias em quadrinhos foram feitas para isso, para trazer o herói que adormece no nosso interior, para mostrar que mesmo sem poderes de voar, alterar o tempo, ler mentes, super-força, lutar como uma amazona, ter uma força fênix, alterar a realidade, ter uma manopla do infinito ou qualquer coisa assim, podemos e devemos estar aqui para curar o mundo, um mundo que existe fora da nossa casa que precisa de ajuda.
Essa é a lição do Superman, que ainda há esperança no meio do caos.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.