Titãs | O público nerd realmente está pronto para aceitar representatividade?
14 Abril, 2018Nesta semana, vazaram fotos dos bastidores da série dos Titãs que mostravam alguns personagens como Robin, Ravena, Mutano e Estelar, causando bastante alvoroço na internet devido ao visual dos personagens.
Muitos reclamaram a respeito do Mutano não estar verde, a Ravena não parecer tão “sombria” e o visual da Estelar não estar fiel a da personagem nos quadrinhos. A questão em si caiu em cima da atriz Anna Diop, que já não estava sendo bem aceita para interpretar a personagem e todos sabemos o real motivo.
Qual o problema nisso tudo?
O problema é que existe questões, questões que devem começar a ser levadas a sério, como por exemplo ataques racistas que a atriz sofreu devido ao seu cabelo e de diversas pessoas falando que ela não poderia fazer o papel pelo fato dela ser negra, as vezes de forma velada, as vezes de forma explícita.
É muito triste que em pleno século 21 o racismo ainda é algo tão presente. No ramo artístico, pessoas têm oportunidades de trabalho escassas somente por serem negras, por serem transexuais, por serem mulheres e etc. Chega a ser estranho, muitos leitores de quadrinhos que passaram a adolescência lendo histórias que tratam sobre preconceito, descriminação e desigualdade, mas não aprenderam nada com isso.
Todo mundo lembra dos comentários machistas em relação a Gal Gadot quando foi anunciada como Mulher-Maravilha por ela ser “magra demais” “não ser gostosa o suficiente”. O mesmo aconteceu com Michael B Jordan quando interpretou o Tocha Humana (personagem originalmente branco), com Tilda Swinton quando interpretou o Ancião em Doutor Estranho (personagem homem nos quadrinhos).
E isso não é somente sobre a questão da adaptação. O mesmo tipo de comentários também aparecem entre os fãs dos próprios quadrinhos. Jane Foster e Riri Williams foram alvo disso ao receberem o manto de Thor e Homem de Ferro, respectivamente. Kamala Khan passou pelo menos ao receber o papel de Miss Marvel. Muitos fãs apoiaram as mudanças, mas muitos fãs odiaram e odeiam até hoje, e continuam afirmando que se trata de “questão de gosto”.
O fato é: o público nerd não está preparado para aceitar representatividade em filmes, em séries e em quadrinhos. É claro, ninguém é obrigado a gostar da atriz, mas a partir do momento que a etnia dela justifica sua opinião, então é racismo. E, principalmente, quando utiliza-se disso para atacá-la e ofendê-la. O nível de mensagens de ódio e comentários na internet foi tão grande que a atriz se pronunciou através de sua conta no Instagram:
“Para os fãs de Titãs:
Ontem, vazou uma foto minha no set. E foi infeliz, já que fãs estão esperando por MESES uma foto da ‘Estelar’ e uma foto minha bagunçada em uma calçada num clima frio foi o que conseguiram no lugar. Para o bem de nossos fãs incríveis – eu odeio que esta seja a primeira foto que pessoas estejam vendo. Está fora de contexto e é uma representação errônea da personagem incrível que posso interpretar. Além de ser uma representação errônea da produção fenomenal por trás de tudo. Com isso dito – o discurso de ódio que se seguiu foi deplorável. Embora eu esteja altamente inabalável, quero usar isso como uma oportunidade para dizer que acabar com pessoas não é algo que eu tolero. Para mim e qualquer um. Muitas vezes as mídias sociais são abusadas por alguém que encontra refúgio no anonimato e o desligamento que isso oferece: mal utilizadas como uma ferramenta para abusar e incomodar e cuspir ódio nos outros. Isso é fraco, triste e um reflexo direto do abusador.
Comentários racistas, ofensivos, e/ou cruéis não tem nada a ver com a pessoa do outro lado daquele abuso. E já que eu sei disso – estou inabalada :). Mas para qualquer um aí fora que não esteja – estou aqui para lembrá-lo que qualquer coisa negativa ou feia que qualquer um escolhe dizer para você é sempre um reflexo daquela pessoa – isso NÃO te define, e NÃO faz de você menos perfeito do que você é – Seja você! Permaneça lindo! Viva levemente 🙂 Como sempre, muito amor ♥.”
Por fim, vale lembrar que as fotos que estão circulando na internet foram feitas por paparazzi. São fotos de bastidores, então não se tem informações sobre o que estaria acontecendo no momento, ou até mesmo se alguma cena estava sendo gravada naquele momento. Se algo ali te incomodou, não se preocupe, ainda existirá todo um trabalho de pós-produção na série.
A série ainda não tem data de estreia definida, mas será lançada ainda esse ano em um serviço de streaming. Titans traz Brenton Thwaites como Dick Grayson, Anna Diop como Estelar, Teagan Croft é Ravena,Ryan Potter é o Mutano, Alan Ritchson como Rapina, Minka Kelly como Columba e Lindsey Gort como Amy Rohrbach.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.