Roteiro nos quadrinhos | A Morte da Mulher-Maravilha

Roteiro nos quadrinhos | A Morte da Mulher-Maravilha

24 Março, 2018 0 Por Marcos Marques

Roteiro é um elemento primordial em vários formatos diferentes de narrativas. É utilizado nos cinemas, em programas de televisão, peças de teatro, jogos, série de TV, mangás e quadrinhos.

Foi justamente o roteiro de um quadrinho que chamou atenção dos leitores esta semana, causando revolta na internet: na edição #42 de Liga da Justiça, Superman leva um tiro que ricocheteia acaba indo em direção a Mulher-Maravilha. A heroína termina o volume ensanguentada e caída no chão, mas ainda não se sabe se ela foi morta ou não.

Não há como negar: a Mulher-Maravilha é uma personagem poderosa demais. Por isso, chega a ser bizarro uma personagem que enfrenta deuses, que leva rajadas de raios e bombas nucleares, e que é super-ágil, morrer atingida por uma bala de uma forma bem esquisita.

Mas, onde entra o roteiro?

Se pensarmos bem, heróis como a Mulher-Maravilha são tão poderosos, tornando-se quase indestrutíveis, a não ser que você atinga um ponto fraco específico daquele personagem que possa destruí-lo ou causar algum dano. Por conta disso, pode ser um problema para o autor, ao criar personagens assim, não conseguir desenvolver uma “morte” plausível, como no caso da Mulher-Maravilha que é uma deusa. Assim, a solução mais fácil é simplesmente “dobrar” o personagem ao roteiro, mas isso vem com um preço.

Quando se trata de quadrinhos de super-heróis, falamos de historias de muitos anos atras e de uma construção de personagem que já vem se estabelecendo a muito tempo. Por isso, quando o roteirista ignora as qualidades e atributos dos personagens para poder causar algum tipo de trama ou reviravolta no enredo, acaba ficando sem sentido.

Reprodução © DC Comics

Outro exemplo disso são os personagens que morrerem e ressuscitam várias vezes. Talvez, um dos casos mais engraçados de morte e renascimento seja da Jean Grey, que já morreu diversas vezes e sempre volta, porque simplesmente aparece um elemento na história que justifica a volta da personagem.

Voltando ao caso da semana, já foi mostrado em diversos quadrinhos a Mulher-Maravilha sendo impenetrável por balas, desviando com seus braceletes de balas, sendo atingida por raios e tendo ótimos reflexos. São poderes dados pelos Deuses do Olimpo e que a tornaram uma deusa após ter matado Ares em Novos 52.

Bom, se a Mulher-Maravilha morreu ou não, não sabemos. Se ela retornar, que ao menos tenha algum argumento plausível, porque caso contrário a historia fica sem sentido e sem graça, considerando que não está acontecendo nenhum grande evento nos quadrinhos para que ela morra.