25 anos da Arlequina! | 10 curiosidades sobre a palhaça do crime
16 Setembro, 2017Arlequina é uma personagem relativamente nova perto de diversos personagens da DC Comics. Mas, em tão “pouco tempo”, a vilã se tornou uma das personagens mais memoráveis dos quadrinhos.
No dia 11 de setembro, a nossa querida palhaça completou 25 anos desde sua criação. E, como amamos essa ícone milenar, aqui vai um thread de 10 curiosidades sobre a nossa Dra. Harleen Frances Quinzel.
1- Criação
Sua primeira aparição foi no ano de 1992 na série Batman: Animated Series, no episodio 22, “Joker’s Favor” (intitulado “Um Favor para o Coringa” no Brasil). Ela foi criada por Paul Dini e Bruce Timm, inspirada na atriz Arleen Sorkin, que é a dubladora da Arlequina até hoje.
Harley sempre foi uma habilidosa ginasta, e com isso ela conseguiu uma bolsa de estudos na faculdade de psicologia. Em algum tempo, a jovem psiquiatra começou a trabalhar no Asilo Arkham.
2- Conhecendo o Coringa
Lançada em 1992, Mad Love (“Amor Louco”, no Brasil) conta sobre sua vida acadêmica como ginasta, até se tornar psiquiatra trabalhando no Asilo Arkham. Lá, ela conhece o Coringa, que a enganada contando uma história inventada sobre uma infância difícil. Aos poucos ela acaba se apaixonado pelo palhaço.
Mais tarde, vendo Coringa todo machucado após uma luta com Batman, ela surta de uma vez por todas, vestindo a roupa de palhaça e usando alguns truques — tornando-se oficialmente Arlequina.
3- Conhecendo Hera Venenosa
O relacionamento de Arlequina e Coringa nunca foi somente rosas. Logo após ser chutada por ele da sua gangue, Arlequina resolve roubar um diamante no Museu de Gotham, onde acaba conhecendo Pamela Isley, a Hera Venenosa, que também estava roubando plantas venenosas.
Hera acaba levando Arlequina para sua casa, onde as injeções de soro a tornam imunes a sua toxina. Juntas, elas se tornam as vilãs mais poderosas de Gotham City. Hera sabe que o relacionamento de Arlequina e Coringa não é saudável, por isso sempre tenta fazer a amiga a desistir do seu amor pelo palhaço.
4- Sereias de Gotham
Arlequina já colava nos rolês com Hera, mas logo conheceu Seline Kyle, a Mulher-Gato, e as três juntas se tornaram as Sereias de Gotham. Elas passam a dividir um esconderijo e um objetivo claro: se vingar de Batman. Arlequina, nesse ponto, já não se aguenta e vai para o Asilo Arkham matar Coringa, porém o vilão faz sua cabeça novamente e ela acaba traindo suas companheiras.
5- Novos 52
No reboot da HQ, Arlequina tem uma origem semelhante ao do Coringa, onde ela cai em um tanque tóxico que a faz ficar com a pele branca, semelhante a dele.
Com isso, foi lançada a série de quadrinhos Harley Quinn (“Arlequina”, no Brasil), que conta as histórias solo da personagem. A série conta com aparições de Poderosa, Hera Venenosa e de outros personagens que formam “A Gangue das Arlequinas”.
Finalmente os refrescos: Arlequina assume um relacionamento com Hera Venenosa, e as duas começam a morar juntas, viajar juntas e claro combater o “crime” juntas, já que Arlequina acabou se tornando uma anti-heroína.
6- Lucy Quinzel
4 anos antes dos eventos da saga Injustice, Arlequina teve uma filha com o Coringa: Lucy. Harley desapareceu por um ano com medo de Coringa descobrir sua filha e tentar matar a criança. Lucy é cuidada pela irmã de Harley. A revelação foi em “Injustice Ano dois” em uma conversa com Dinah Lance, a Canário Negro.
7 – Arlequina na Liga da Justiça
No jogo Injustice 2, quando Arlequina derrota Braniac, ela conta que Batman a chamou para ser membro da Liga da Justiça. Ela acha que isso pode ser positivo para seu relacionamento com sua filha, que a conhece como tia. Ela espera que algum dia a menina possa saber sobre sua verdadeira história.
8- Esquadrão Suicida (Universo Estendido da DC)
No filme Esquadrão Suicida (2016), quando contada a origem da personagem, é mencionado que Arlequina (Margot Robbie) ajudou coringa a matar o Jason Todd, o Robin.
9- As netinhas de Arlequina
Arlequina teve netinhas, e você não leu errado: elas são as “Dee Dee”, que formam a gangue dos coringas em Batman do Futuro. Arlequina aparece no filme, bem velhinha, batendo nas suas netas com a bengala. Não é mencionado se elas têm ou não parentesco com o Coringa ou Lucy.
10– Relacionamento abusivo
Um dos grandes debates atuais na internet é o nítido relacionamento abusivo entre Arlequina e Coringa. Uma das exigências que dos fãs que não foi atendida foi que a relação dos dois no cinema poderia ser mostrada ressaltando o caráter abusivo, assim como nas HQs. Mas, ao invés disso, a produção optou por retratar os dois como amantes apaixonados para formar um casal de comercial de Dias dos Namorados.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.