Fênix Negra nos cinemas | Podemos gritar: QUE HINO ou fingir que vamos gostar?
22 Agosto, 2017Em 2016, assistimos nossos mutantes favoritos em uma versão mais jovem: Ciclope, Noturno, Jean Grey, Anjo e Tempestade, se uniram ao Professor Xavier, Magneto e Mística nos eventos de X-Men: Apocalipse. Os mutantes, que estão presentes nos cinemas desde antes das novas franquias de super heróis da Marvel e da DC, voltarão novamente em 2018 com a estreia X-Men: Fênix Negra.
Existem várias possibilidades de dar certo, mas outras coisas podem confundir a cabeça do público ainda mais. Por isso, listamos alguns elementos chave, levando em conta todas as adaptações que este arco dos quadrinhos já teve, que poderão aparecer no filme do ano que vem:
1- Jean Grey e Ciclope
Desde as HQs, Jean Grey tem uma relação com Scott e eles são, de fato, um casal bem conhecido nos quadrinhos, nos cinemas, séries animadas e afins. Por isso seria muito atrativo se o próximo filme se aprofundasse nesse relacionamento, até porque a história do arco se apoia na relação dos dois e em como Ciclope se preocupa com Jean e teme que ela surte com o poder a Fênix. E ele tem razão, não é?
2- Além do planeta Terra
Nas HQs, o arco se passa, em vários momentos, no espaço devido a entidade intergaláctica Fênix. Temos a princesa Lilandra, do planeta de Shiar, que busca a ajuda do Professor Xavier para deter o irmão, que está atrás do Cristal M’Kraan. Fora que, vale lembrar, Jean Grey, tomada pela Fênix Negra, explode um sistema solar inteiro, matando mais de 5 bilhões de seres vivos: o que causa ira de Lilandra para proteger seu povo. Será que veremos isso nos cinemas dessa vez?
3- X-Men: O Confronto Final (2006)
Apesar de ser um filme legal de assistir, sabemos que ele não foi muito fiel a HQ. Seria interessante se o próximo filme da franquia tentasse fazer o público esquecer do que aconteceu na primeira trilogia, em vista que X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014) apagou o ocorrido. Porém, ao fazer isso, é de extrema importância levar em conta que o público médio não está familiarizado com os quadrinhos, conhecendo somente a história dos super heróis que viram nos cinemas.
4- Mística heroína
Existe uma discussão enorme entre os fãs de X-Men devido a transformação da Mistica em uma heroína, já que a personagem deveria ser uma das vilãs. Realmente, não há como negar que a personagem está ganhando um protagonismo exagerado nesta versão, mas acredito que o próximo filme deve ser voltado para a Jean Grey. Tentar forçar um heroísmo para a Mistica não combina muito bem. Havia rumores de que a atriz Jennifer Lawrence, que interpreta a mutante, deveria ter saído no filme anterior, porém já está confirmado seu retorno em Fênix Negra.
5- Easter Eggs
AMAMOS easter eggs com toda a certeza, mas acredito que possa ser uma má ideia fazer referência à trilogia anterior. Isso pode confundir demais o público, considerando que é a segunda adaptação desse arco. Além disso, a cronologia da franquia pode ganhar ainda mais furos – por mais que tentemos, não conseguimos entender algumas coisas, mesmo sabendo que em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido houve um reboot, revertendo todos os acontecimentos da trilogia original. Confuso, né?
No entanto, ainda ficam duas perguntas: Não é novidade nenhuma que Jean Grey morre. Mas, se isso acontecer, como ela estará viva no novo futuro em que Wolverine acorda em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido? Na HQ, a entidade Fênix encorpora Jean Grey quando ela salva uma nave que está para cair no mar, mas em X-Men: Apocalipse ela simplesmente aparece ao redor da heroína quando ela derrota o vilão. Como vão explicar isso? Será um poder que já está dentro dela, como na trilogia original?
De qualquer forma, estamos na expectativa para o novo filme. De fato é um arco de extrema importância de X-Men que merece ser bem retratado, fora o elenco do filme que está maravilhoso. E claro, queremos matar saudade é da nossa mutante favorita, Jean Grey, sendo protagonista novamente. A mutante está sendo interpretada por Sophie Turner, a Sansa Stark de Game of Thrones, mas ainda respeitando a eterna Famke Janssen, que deu vida a personagem na primeira trilogia.
Para quem nunca leu Os Fabulosos X-Men: A Saga da Fênix Negra, vale lembrar que o encadernado foi lançado aqui no Brasil em 2014 pela SAVAT em capa dura. É uma historia maravilhosa, e com toda a certeza uma das mais icônicas da Marvel Comics.
Se falar mal da Beyoncé o pau vai comer.